quinta-feira, 11 de junho de 2009

HOMENAGEM: AO HOMEM, AO PILOTO, AO MITO.

Hoje é um dia importante para os amantes do automobilismo mundial: como relatado em muitos blogs e sites mundo afora, é o aniversário de 70 anos de Sir Jackie Stewart. Exemplo de piloto rápido, combativo, vencedor, Stewart foi além e liderou o caminho na luta pela segurança nas pistas nos anos 70. Exemplo de homem e esportista antenado com seu tempo, consciente de suas responsabilidades, incansável defensor da segurança e pioneiro entre os pilotos de primeira linha na luta pela modernização dos autódromos, da implementação de medidas que visassem proteger os pilotos da alta taxa de mortalidade nas corridas nos anos 60 e 70. Desde a sua estréia foi competitivo e tinha em seu compatriota Jim Clark um modelo a seguir. É também um modelo de pai, pois seu filho Paul, que tentou a carreira de piloto e obteve sucesso apenas relativo, decidiu montar sua própria equipe, inicialmente na Formula 3, desenvolveu um raro tipo de câncer, e Jackie investiu milhões de dólares de sua considerável fortuna em ajudar pesquisas que ajudam a curar pacientes mundo afora. Como naquele programa de TV do Raul Gil, tiro o meu chapéu para o "vesgo".
Vou pedir licença e postar um pequeno vídeo aqui, que já foi colocado por outros blogueiros amigos.

Um comentário:

Bruno disse...

Bela homenagem, Cezar.
Stewart verdadeiramente revolucionou a Fórmula 1 e foi elemento importante na transição dos pensamentos das décadas de 50 e 60 até os dias atuais.
Eu também escolhi esse vídeo, além da incrível corrida na Alemanha em 68, tem um papo entre Jackie e o François...muito bom.
Abraço.