sexta-feira, 26 de junho de 2009

TÚNEL DO TEMPO TOTAL: AE MAIO DE 1966


Fuçando por aqui achei esse exemplar da Autoesporte, edição de maio de 1966. A corrida 12 horas de Sebring ganhou destaque na capa ao mostrar a vitória dos Ford GTMK2 (depois GT40) com o Miles-Ruby. Dá para ter uma ideía do naipe da prova ao citar alguns nomes de pilotos participantes: Dan Gurney, Mark Donohue, Peter Revson, Lorenzo Bandini, Ludovico Scarfiotti, Jo Siffert, George Follmer, A J Foyt, Graham Hill (em dupla com ninguem menos que Jackie Stewart), Mike Parkes, Bob Bondurant, Mario Andretti, e muitos outros. Dá para dizer que era um senhor grid, não é? Aqui no Brasil o Brasinca (ah.....voces que não conhecem esse carro, pesquisem, por favor, obteve sua primeira vitória em Interlagos com o piloto Walter Hahn. Prova que tambem teve um certo Emerson Fittipaldi (Alfa Romeo Zagatto), Pedro Victor de Lamare, Mauricio Chulan, e outros. Cobertura da Taça Tasmania com vitória do escocês Jackie Stewart, seguido por Graham Hill e Jack Brabham. Um perfil desse último, como piloto e construtor. Uma matéria sobre a morte de Pininfarina, uma sobre a construção do autódromo de Curitiba e outras mais. Nada mal, para um maio de 1966, não acham?

2 comentários:

Antonio Manoel disse...

Cezar
Grande Auto Esporte dos bons tempos, hoje virou uma bela porcaria, uma péssima revista.
Voce sabre quando a F 1 racing volta as bancas ?
Num te disse, aqui no blog que a briga FotaxFia não ia dar em nada..

Abraço
Manoel

Mestre Joca disse...

Olá, Cezar..

O ano de 1966 marca finalmente a reviravolta da Ford sobre a Ferrari,com o seu GT-40 que ganharia le Mans este ano pela primeira vez. Briga esta, diga-se, que havia se iniciado em 1963 após a fracassada compra da Ferrari pela Ford.

No caso do Uirapuru/Brasinca após algumas corridas contra as Alfas Giulia da Jolly Gancia onde, após liderar, ficava a pé por acabar muito rápido com os pneus devido ao peso excessivo do belo GT. Emerson correu, salvo engano, com uma Renault Rabo Quente da Torke emprestada pelo Tigrão Fagundes.
É o que me lembro...

Abs.