quarta-feira, 10 de junho de 2009

ANIVERSARIANTE DO DIA: VIC ELFORD, UMA PEQUENA HOMENAGEM







Todos sabem que automobilismo para mim, mais que uma paixão é quase uma religião. Mas ao contrário de muitos, não me concentro apenas nos pilotos vencedores, nos grande campeões. Admiro-os claro, mas vejo um pouco além dos números de resultados, quase sempre frios e sem verdadeiramente espelhar todos os ângulos envolvidos num esporte tão complexo e apaixonante. Adoro estudar psicologia, adoro literatura de primeira qualidade, onde os escritores conseguem decifrar bem as nuances mentais que fazem de seus personagens seres tão fascinantes e inesquecíveis.

Assim como na literatura, a vida real também tem tipos que são por si só, por suas histórias e trajetórias, marcantes e que devem ser admirados e reverenciados, pelos comuns mortais.

Um deles é o aniversariante de hoje, 10 de junho, um simpático senhorzinho de 74 anos de idade, cabelos encaracolados, um rosto forte e sorriso marcante. Nascido em Londres, Victor Henry Elford, assistiu à primeira prova de Formula 1 em Silverstone, em 1950, quando garoto. Estreou num Mini em 1961, correndo tanto em pistas quanto em rally.Após algumas provas experimentou (Flavio Gomes vai gostar) um DKW, depois um Triumph. Nos próximos três anos foi piloto de rally da Ford americana. Nesse ponto assinou com a germânica Porsche, com a qual obteria boa parte de suas maiores conquistas.

Mas vamos considerar a temporada de 1968. Vic começou bem ao vencer o Rally de Monte Carlo (o ultimo inglês a faze-lo). No próximo final de semana, venceu as 24 horas de Daytona. Um mês mais tarde chegou em segundo em Sebring e em maio venceu de forma incrível a famosa corrida pelas estradas da Itália, Targa Florio, talvez a maior vitoria da historia. Duas semanas mais tarde, nosso Vic estava vencendo os 1000 kms de Nurburgring, apenas para ser convidado a estrear na Formula 1 com um velho e ultrapassado Cooper T86B e estrear no molhado GP da França em um excelente 4º lugar!

Ele foi um dos maiores pilotos de carros esporte da história, tendo sido um dos quatro a alcançar 6 vitórias em grandes corridas em Nurburgring ( os outros sendo Rudolf Caracciola nos anos 20, Moss e John Surtees). Apesar de ter corrido 5 anos pela Porsche, Vic também pilotou para : Ford, Triumph, Lancia, Alfa-Romeo, Ferrari, Chaparral, Cooper, Shadow, Lola, Chevron e Subaru. Pilotou para a Mc laren em Formula 1 e Can Am e pela Chevrolet na Trans AM.

Foi recordista das pistas de:Targa Florio, Nurburgring, Daytona, Sebring, Norisring, Monza, Buenos Aires, Road Atlanta, Laguna Seca, Riverside e Le Mans, onde foi o primeiro piloto a bater a marca de 150 milhas de média horária a bordo de um lendário Porsche 917. Em 1969 foi o segundo colocado no GP de Mônaco, atrás apenas do primeiro Mr Mônaco, Graham Hill. Em 1972 durante a prova de Le Mans, parou seu carro para retirar um piloto de um carro em chamas, sendo condecorado pelo Governo Francês.

Uma carreira e uma vida incríveis, eu acho. Por isso, minha singela homenagem ao aniversariante do dia, que mesmo não sendo tão conhecido no Brasil, merece nossa admiração. Parabéns, Vic!

3 comentários:

Ron Groo disse...

Não conhecia o piloto, ponto pra mim que aprendi mais um pouco.

Agora, bonita mesmo é aquela primeira foto do carro dando um jump... Linda demais.

flavio Padilha disse...

Caros amigos!!uma pena Vic elford ser de uma era anterior a do emerson e nós aqui no Brasil, nada sabíamos sobre os anos 60 e início de 70. só depois de Emerson, as revistas começaram a falar de protótipos,formula um , formula 2 , formula 3, formula 5000 e outras menos favorecidas.
tenho no meu frigobar, uma réplica do Porsche n.25 kurt aehrens-vic elford e o filme 24 horas de lemas, que já assisti 1500 vezes, spo a largada.
Viva Vic elford , que pela sua matéria pudemos conhê-lo melhor e realmente,ele foi umas duas gerações anteriores ao emerson.
abraços a todos. flavio padilha

Bruno disse...

Até umas duas semanas atrás eu não saberia dizer sobre a carreira de Elford. Uma grande homenagem, Cezar, numa semana onde Stewart esteve em evidência em todos os lugares. Parabéns ao Vic e a você ;-)
Abraço.