domingo, 17 de maio de 2009

SEMANA INTENSA: GP EM MONTECARLO E 500 MILHAS DE INDIANAPOLIS









Para os fanáticos por automobilismo como eu, essa semana que se inicia talvez seja a mais excitante de todas, pois acontecem duas das principais provas do ano: GP de Mônaco e s 500 Milhas de Indianápolis, ambas motivos de alegrias aos torcedores brasileiros. Mas nem sempre foi assim: quando eu era pequeno, em meados dos anos 60, a gente só ouvia falar das provas em revistas especializadas e em uns programetes antigos, datados, que passavam na TV Excelsior, se não me engano, sobre corridas de anos anteriores, mostrando  principalmente, os espetaculares acidentes.
O primeiro GP oficial a ser transmitido ao vivo pela Televisão brasileira, se não me falha a memória foi o GP de Mônaco de 1972, em que Emerson era o pole position, choveu muito e o Jean Pierre Beltoise conquistou a única vitória de sua carreira, e a última da outrora glorioso equipe BRM. Com Emerson e Piquet, nós os brasileiros nunca chegamos a saborear o gostinho de uma vitória, apenas algumas boas colocações, mas em compensação, com Ayrton Senna, nos esbaldamos de ouvir o hino nacional!
As 500 Milhas de Indy sempre me encantaram, mesmo antes, muito antes de eu assisti-la pela televisão. Lembro-me vagamente da vitória do Graham Hill em 1966, e eu só tinha 6 anos de idade! Depois disso muita água rolou por debaixo, por cima e dos lados de muitas pontes, e Emerson (quem mais?) nos ensinou que era sim possível, vencer na meca dos americanos, e parece, pegamos gosto pela coisa: além do Emmo, duas vezes, ganhamos com Hélio Castro Neves, duas vezes e com o Gil de Ferran.
Nesse ano de 2009, pelas circunstâncias dramáticas vividas por Helinho, sua pole tem um sabor mais doce que de costume, e com a presença de 6 brasileiros no grid, nossas chances de vencer são de mais de 20%, nada mal, eu diria.
Que chegue o domingo!

3 comentários:

Felipão disse...

heheheheh
é o dia perfeito pra se brigar com a mulher, afinal, é automobilismo o dia inteiro...
Abração!!!

Henry disse...

Um fim de semana muito especial, Cezar.

Belissimas fotos!

1abraço,
Henry

Ron Groo disse...

E ainda tem as 24 de Le Mans, fazendo assim a santíssima trindade das corridas né?