domingo, 24 de maio de 2009

RAPIDINHAS PÓS MÔNACO:


Impressões imediatas: a corrida nem foi lá essas coisas. Button com um começo de ano arrasador confirmou sua pole position arrasadora e venceu a corrida de ponta a ponta. Barrichello pelo menos teve o mérito de largar bem e chegar em segundo, fazendo boa prova, mas infelizmente  consolidando-se como segundo piloto da escuderia e juntando-se aos Bergers, Patreses, e tantos outros. A Ferrari ameaça ressurgir, fizeram boa prova e a despeito das bravatas do nosso querido comentador chapa branca, Galvão Bueno, Raikkonen foi melhor no final de semana, o que não tira o mérito de Massa que fez ótima prova também. Mark Webber foi bem, fazendo boa e consistente prova, ao contrário de seu companheiro de equipe Vettel, que decepcionou hoje. Rosberg fez prova valente, lutando contra um carro veloz mas instável e ofuscando mais uma vez seu companheiro Nakajima, que fiel ao seu glorioso DNA bateu na última volta da prova. Alonso salvou seus dois pontinhos e como piloto único de equipe média, vem garantindo o "bicho" dos mecânicos. Eu disse piloto único? Desculpem, esqueci do Nelsinho Piquet, cujo começo de corrida não foi de todo mal, o problema é quando ele abre a boca para se justificar depois. Mesmo não tendo tido culpa no acidente em que foi atingido por Buemi, dizer que "pilotos sem experiência causam problemas" é de uma estupidez atroz: Buemi tem mais pontos que ele (3 a zero), e experiência no seu caso não quer dizer velocidade! Enfim, mais um caso de DNA forte, com a diferença que seu pai ao falar, tinha no bolso alguns títulos mundiais a autorizá-lo.
Bourdais deu uma ligeira recuperada em seu periclitante status de piloto cuja cabeça vive na guilhotina (segundo Galvão Bueno, a ameaça agora vem de ninguém mais, ninguém menos que Lucas di Grassi- que tampouco deve estar muito feliz na GP2). Hamilton fez uma corridinha sem vergonha para diminuir sua incrível média de pontos na carreira, se bem que a seu favor, lutou sempre. Seu companheiro Kovalainenn é mais um enganador que nasceu com certa parte da anatomia virada para a lua, pois não merece e não justifica pilotar por uma equipe do porte da Mclaren, mesmo numa fase tão ruim. As Force India até que não foram mal e foi uma pena o Fisichella não conquistar o primeiro ponto da equipe, apesar de eu gostar de Bourdais e saber o quanto aquele pontinho do oitavo lugar é importante para ele. Troféu "Marcha-a-ré mais veloz em termos de desenvolvimento de carros" foi duramente disputado entre as equipes Toyota e BMW, com ligeira vantagem para os teutônicos.
De resto, queimei a minha língua porque achava (mais com o coração que com o cérebro) que Rubinho iria vencer hoje, mas não há como disputar o maior mérito de Button. A próxima corrida é na Turquia onde a Ferrari  e em particular Felipe Massa têm impecável currículo. Vamos torcer.


Grande Prêmio de Mônaco
78 voltas
 

Pos Piloto         Equipe                                   Tempo

 1.  Button        Brawn GP-Mercedes     (B)  1h40:44.282
 2.  Barrichello   Brawn GP-Mercedes     (B)  +     7.666
 3.  Raikkonen     Ferrari               (B)  +    13.443
 4.  Massa         Ferrari               (B)  +    15.110
 5.  Webber        Red Bull-Renault      (B)  +    15.730
 6.  Rosberg       Williams-Toyota       (B)  +    33.586
 7.  Alonso        Renault               (B)  +    37.839
 8.  Bourdais      Toro Rosso-Ferrari    (B)  +  1:03.142
 9.  Fisichella    Force India-Mercedes  (B)  +  1:05.040
10.  Glock         Toyota                (B)  +     1 lap
11.  Heidfeld      BMW Sauber            (B)  +     1 lap
12.  Hamilton      McLaren-Mercedes      (B)  +     1 lap
13.  Trulli        Toyota                (B)  +     1 lap
14.  Sutil         Force India-Mercedes  (B)  +     1 lap
15.  Nakajima      Williams-Toyota       (B)  +    2 laps

Volta mais rápida: Massa, 1:15.154

Not classified/retirements:

Driver        Team                      On lap
Kovalainen    McLaren-Mercedes      (B)    52
Kubica        BMW Sauber            (B)    31
Vettel        Red Bull-Renault      (B)    16
Piquet        Renault               (B)    11
Buemi         Toro Rosso-Ferrari    (B)    11

Classificação do Campeonato após a sexta etapa:                

Pilotos:                    Construtores:             
 1.  Button        51        1.  Brawn GP-Mercedes      86
 2.  Barrichello   35        2.  Red Bull-Renault       42.5
 3.  Vettel        23        3.  Toyota                 26.5
 4.  Webber        19.5      4.  Ferrari                17
 5.  Trulli        14.5      5.  McLaren-Mercedes       13
 6.  Glock         12        6.  Renault                11
 7.  Alonso        11        7.  Williams-Toyota        7.5
 8.  Raikkonen      9        8.  BMW Sauber              6
 9.  Hamilton       9        9.  Toro Rosso-Ferrari      5
10.  Massa          8       
11.  Rosberg       7.5       
12.  Heidfeld       6       
13.  Kovalainen     4       
14.  Buemi          3       
15.  Bourdais       2       
       

Um comentário:

Henry disse...

Cezar,
Pelo seus comentários, acho que assistimos a mesma corrida.

Sobre essa história do Di Grassi, acho difícil porque a Red Bull / Toro Rosso tem sua estrutura para os pilotos da casa: Jaime Alguersuari, por exemplo.

Achei boa a prova do Rubens, mas me parece que o estilo de pilotagem do BUTTON fez um casamento perfeito com o BGP001 e o título é dele e da BrawnGP.

O campeonato no momento é: "Alcance a BrawnGP" - na competitividade, não nos pontos.

1abraço