sexta-feira, 8 de maio de 2009

EFEMÉRIDES: 27 ANOS DA PARTIDA DE UM PILOTO




Vou me arriscar e cometer uma heresia: nunca fui grande fã do estilo de pilotagem do Gilles Villeneuve. Mas eu adorava o estilo do homem-Villeneuve: despojado, gentil, educado, família, doido de pedra e muito, muito auto-confiante. Tive a oportunidade de vê-lo correr ao vivo em algumas ocasiões, e sim, ele era muito veloz. Mas eu gosto de piloto que trate bem o carro, que o leve até o final da corrida, que seja campeão. Senna era veloz. Clark era veloz. Schumacher era veloz. E todos foram campeões. No entanto, havia algo emVilleneuve que me fazia gostar do lado moleque dele, inconsequente, arteiro. Histórias de um certo vôo de helicóptero na Itália á noite, quando nem habilitado ele era, apesar de inconsequentes, me causam admiração. Ele jamais desistia, e sua resiliência era uma de suas maiores qualidades. Mesmo assim, eu não o colocaria numa hipotética lista de 10 maiores pilotos que já vi pilotar. Rest in peace, Gilles!

Um comentário:

Ron Groo disse...

"-Gilles não ultrapassa onde pode. Ele ultrapassa onde dá. E onde não dá ele gosta mais ainda!"

Não me lembro de quem é a frase, mas é sensacional e resume bem o maior show-piloto que existiu.