sexta-feira, 22 de maio de 2009

ROUND UP: GP 2, MÃE DINAH, MINI INDY, E OTRAS COSITAS MÁS.




















O Lucas di Grassi provavemente não contava com um início de campeonato tão avassalador pelo seu oponente a uma vaga na Formula 1 no próximo ano (aliás o único oponente direto, porque o outro, Bruno Senna está em outra categoria no momento), Roman Grosjean. O francesinho está mesmo endiabrado e hoje abriu uma bela vantagem sobre Lucas na tabela ao vencer pela segunda vez em três corridas. Lucas joga uma cartada decisiva em sua carreira: ou é campeão ou é esquecido pela Formula 1. Gosto dele, do seu estilo de pilotagem, mas não caio no mesmo erro de tantos patrícios que a cada nova promessa enxergam um novo ídolo, que vai nos resgatar do limbo das vitórias (pelo menos enquanto Massa não acerta a Ferrari e Rubens deixa o complexo de escudeiro para lá), um Dom Sebastião moderno cuja armadura seja o macação e o capacete.
Não me empolgo muito com a GP2, acho que já deixei isso claro aqui. Sou do tempo da velha e boa Formula 2, assisti a pegas incríveis na década de 80 em Silverstone, Thruxton, e outros circuitos, mas mesmo então, quando um piloto tinha talento mesmo, pulava direto da Formula 3 para a Formula 1. Exemplos? Nelson Piquet, Ayrton Senna, Gerhard Berger, Mikka Hakkinenn, mais recentemente o Raikkonen que catapultou direto da Formula Super Renault para a Formula 1.
Da safra atual, com tantos trapalhões, não boto fé excessiva em nenhum piloto, apesar de simpatizar com os brasileiros e com o português Alvaro Parente, que tem um bom currículo. O Edoardo Mortara me parece acima da média  atual, posso estar enganado, o resto, dá para o gasto. Outro que provavelmente chegará á categoria máxima é o alemão Hulkenberg, vale a pena ficar de olho.O Ricardo Teixeira, bravo angolano (tenho amigos desse simpático país, tão devastado pelo animal homem nos últimos anos), me parece um peixinho fora dágua na categoria, espero que se encontre em breve.
O troféu "Mãe Dinah" foi para o Lewis Hamilton que diz achar que Jenson Button tem boas chances de tornar-se o campeão mundial da Formula 1 na atual temporada. Cazzo! Até minha vizinha dona Cotinha que tem 86 anos e faz tricot furiosamente o dia todo e nas madrugadas também, poderia afirmar isso: o cara pálida peladão da semana venceu 4 das cinco corridas do ano!
A mini Indy teve sua corridinha de 100 milhas hoje e a Bia Figueiredo (acelera a mocinha) sofreu um grave acidente, mas aparentemente está tudo bem com ela. O Mário Romancini foi o terceiro colocado numa boa prova de recuperação e o vencedor foi o neozelandes Wade Cunningham. Tampouco me empolgo com essa categorias americanas, apesar de reconhecer a organização do automobilismo deles.
Amanhã teremos treinos de verdade, as prováveis explicações do Nelsinho Piquet de sempre, a pole que vale meia vitória e esperamos, no domingo uma corrida digna do nome. Enquanto isso, os tubarões, Bernies etc, continuam se digladiando pelos muitos $$$$$ que a categoria gera. Ah, ia me esquecendo....e tem zumbi na história também: o Jacques Villeneuve querendo voltar a correr na Formula 1. Caramba, o cara não desiste de ser mala mesmo. Já foi, já deu o que tinha que dar.....

2 comentários:

Henry disse...

Cezar,
Tem um artigo no Blog do Ico, jornalista que core a F1 in loco, sobre a atual campanha do Grosjean:
http://blog-do-ico.blogspot.com/2009/05/que-super-poderes-sao-esses.html

Gosto do Di Grassi, mas acho que essa guerra ele vai ter que dar um jeito de ganhar, porque o nivel de dificuldade na F1 só tende a ser maior ainda. É como o time de futebol que tenta escolher adversário nas quartas de final: se quer ser campeão, não escolha!

Bia, é do ramo!

1abraço

Cezar Fittipaldi disse...

Hummm....obrigado pela dica Henry, eu sempre leio o blog do Ico, mas não havia lido este artigo ainda. Tem cheiro de fumaça? tem fogo!
Vamos acompanhar.