domingo, 27 de setembro de 2009

GP DE CINGAPURA: CORRIDA CHATA, RESULTADO PIOR AINDA (PARA RUBINHO)




























Com tudo o que aconteceu nos treinos, tendo sido obrigado a perder cinco posições no grid, bater na última volta e ainda assim largar na frente de seu companheiro e maior rival pelo título Jenson Button, esperava-se que Rubens Barrichello saísse de Cingapura com um diferença de pontos menor que ao entrar. Infelizmente, apesar de ter feito sua parte, circunstâncias da corrida fizeram com que Button, mesmo sem brilhar, devido a uma estratégia acertada, conseguisse chegar uma posição à sua frente, ampliando sua vantagem e tornando a tarefa de superá-lo pelo título, muito difícil.
A corrida em si foi um passeio do campeão mundial Lewis Hamilton. Largou da pole position e sempre ditou o ritmo, sendo inicialmente seguido por Nico Rosberg. Este no entanto, errou ao sair dos boxes após sua primeira parada e foi penalizado, caindo para as últimas colocações e lá permanecendo pelo restante da noite. Sebastian Vettel era outro que parecia oferecer resistência ao domínio do piloto da Mclaren, mas também foi penalizado por ultrapassar o limite mínimo de velocidade nos boxes, após sua segunda parada e teve que fazer um "drive-through". Com isso o segundo lugar ficou para um ótimo Timo Glock, discreto mas eficiente na pista, que levou a Toyota a uma posição de destaque, totalmente eclipsando o desempenho de seu companheiro Jarno Trulli. O terceiro colocado, após uma boa e combativa corrida, aliás como é sua característica, ficou para o novo "Dick Vigarista", Fernando Alonso, que tirou leite de pedra da sua limitada Renault. Quanto ao seu novo companheiro de equipe, Grosjean, o adjetivo que talvez melhor descreva sua corrida, ou melhor, seu final de semana talvez seja "patético". Lento e errático, está na Formula 1 por influência de seu dinheiro e seu (ex) empresário, o bandidão Flávio Briatore. Resta saber por quanto tempo mais.
Em quarto e quinto os pilotos da Brawn. Button foi pragmático, mas perdeu muito da sua mortal eficiência do início do campeonato, e não vê a hora do campeonato acabar, pois pilota apenas burocraticamente. Uma estratégia acertada (largar com bastante combustível, já que ficou fora do Q3 - e depois parar antecipadamente beneficiado pela entrada do safety-car) fez com que superasse seu companheiro Barrichello. Este ficou devendo um pouco, após os arroubos das últimas corridas, onde se destacou e foi muito melhor que Button. Em sétimo lugar um lento e fraquíssimo Kovalainen, não fazendo juz ao equipamento que tem, seguido por um decepcionante Robert Kubica, de quem se esperava mais, principalmente depois dos treinos de classificação.
As Ferraris foram uma caricatura de equipe em Cingapura, com Kimi Raikkonen, que vinha de ótimos resultados, alcançando apenas uma décima posição e o pobre Fisichella um horrível décimo-terceiro lugar, lutando contra as Force India e Toros Rossos.
Daqui a uma semana, no Japão, Barrichello pode tentar dar um último suspiro em direção ao título, ou o adeus definitivo a este. Veremos.

Um comentário:

Ron Groo disse...

Chata sim... Mas plasticamente muito bela.
Eu gosto desta corrida a cada ano mais.