quarta-feira, 22 de abril de 2009

SILLY SEASON: AGORA O ANO TODO!




Antigamente (tá, eu admito, sou do tempo da onça, vai) a temporada de boatos sobre transferências de pilotos de Formula 1 se dava naquela época entre um ano e outro, inverno na Europa, sem muitas coisas a fazer, precisava-se deixar a mídia aquecida com notícias, notinhas, boatos, para que o público fosse alimentado com essas informações e não perdesse o interesse. Portanto, era batata: mal a última bandeirada era baixada, começavam os boatos de qual piloto iria guiar para qual escuderia, quem iria se aposentar, quais os nomes mais quentes das formulas de baixo que poderiam subir etc. Isso era chamado de "Silly Season" e por semanas, alimentava as vendas das revistas especializadas na Europa (que na Inglaterra principalmente, são semanais) e mantinha nós, os fãs plugados. Eu tenho alguns exemplares de minha ex-imensa coleção da revista Autosport, dos anos 80,  e é engraçado folhear e encontrar nomes na "iminência de assinar com a equipe X ou Y" - nomes que voces talvez jamais tenham ouvido falar.
Além dos factóides muito bem plantados desde sempre pelo Senhor Ecclestone (deve ter inspirado o ex alcaide do Rio, o dignissimo Cesar Maia, ou vice-versa), havia as então incipientes "assessorias de imprensa" - praga moderna que assola nossas vidas em blogs, revistas, jornais e etc, hoje não há ex big brother que não disponha de um assessor de imprensa, pilotos de 8 anos prestes a estrear no kart e até travestis favorecidas por rotundos jogadores de futebol, todos têm a sua assessoria de quilates diversos. Pois bem, essas assessorias mandavam notas aos órgãos de imprensa especializados ou não a respeito de seus clientes, grandes pilotos que a memória ingrata não nos permite guardar: Marco "Lagartixa Greco" - uma vez piloto de testes da Minardi, Fulvio Maria Ballabio, patrocinado pelo Mickey Mouse e que tentou sorte na Formula 1 e na Formula Indy bancado pelas liras de seu papai, infelizmente liras não compram segundos na pista, apenas na mídia; Paul Belmondo (este sim, teve a cara de pau de tentar correr em alguns GPs, mas coitado, perto dele o Diniz era um Schumacher) e muitos outros nomes. Lembro dos testes do Valentino Rossi com a Ferrari em finais de ano, e pensava, agora vai, que nada....
Penso até em criar uma seção paralela aqui nesse blog falando do que poderia ter sido, ou seja, o mundo paralelo da Formula 1. Aceito sugestões de pauta, só não aceito "releases" de assessorias, por favor!
Agora o que me levou a escrever essas singelas notas é o fato de que a Silly Season não respeita mais o inverno, começa após a segunda ou terceira prova do ano. Figura omnipresente em quase todos os boatos é o Bruno Senna, que com certeza tem uma excelente assessoria de imprensa, à exemplo de seu falecido tio Ayrton. Já o colocaram em Le Mans, no DTM, nas vagas de Barricello, Bourdais, até na nave espacial russa o garoto deve estar sendo cogitado para ocupar o cockpit!
Difusores, regulamentos, dança de pilotos, mentira de pilotos, tudo isso está mais parecendo a revista Caras que uma categoria esportiva e comercial do mais alto nível. Saudades do Emerson, do Jackie Stewart, do Clay Regazzoni, do Niki Lauda, James Hunt, Pace.....acho que estou ficando velho mesmo...

2 comentários:

Tohmé disse...

Cezar, muito legal seu blog. Parabéns. Fiquei conhecendo pelo blog do Salomão

Cezar Fittipaldi disse...

Muito grato Thomé.....fico feliz que goste, pretendo melhorar ainda mais num futuro próximo.