quinta-feira, 15 de outubro de 2009

LA BOCA
























Nessa semana xoxa que antecede a realização do GP do Brasil, com muitas atividades extra-pista destinadas aos jornalistas especializados, são realizadas várias confraternizações, de corridinhas de kart a muitas ocasiões de boca-livre. Ontem, numa destas, promovidas pela Ferrari, Felipe Massa desandou a falar. Besteiras. Parece que a mola que saiu da traseira do Barrichello (traseira do carro, bem entendido), bateu na parte da cabeça que mede as palavras antes de saírem aos ventos e caírem em ouvidos alheios. E que ouvidos: a coitada da imprensa que nada mais faz que reproduzir (tá bom, em alguns casos o pessoal aumenta um tanto) o que é dito foi tachada de culpada.
A Ferrari já emitiu nota oficial dizendo que Felipe não quis dizer exatamente aquilo, e etc. Ah, como eu detesto os tempos do politicamente correto. A Ferrari não tem nada a ver com isso e só se manifestou porque Felipe disse com todas as letras algo que todos acreditam: Alonso sabia sim da tramóia e era parte dela. Eu acredito nisso, e tenho certeza que se Alonso não sabia, Papai Noel existe e eu me equivoquei estes anos todos.
De qualquer maneira, Felipe tem que usar a cabeça dentro e fora da pista. Se Alonso vai dividir a equipe com ele o melhor a fazer é manter uma política de boa vizinhança, recebe-lo bem, tentar anulá-lo dentro da pista. Claro que é mais fácil falar do que fazer. O histórico de Alonso contra seus companheiros de equipe mostra um domínio avassalador sobre seus companheiros, com uma excessão: Lewis Hamilton. Se eu fosse Massa estudaria direitinho o que fez Hamilton derrotar o arrogante e competente espanhol e seguir a receita. Nada de bla bla bla. Bons relacionamentos com engenheiros e mecânicos. Trazer a equipe para seu lado. Dentro da pista Massa é rápido e competente. Talvez não tenha o talento de Alonso, mas hoje é um piloto muito bom. Rubinho também tem o problema da língua solta, parece estar aprendendo finalmente. Falar com personalidade é uma coisa. Falar besteira dando munição para jornalistas mal-intencionados (existem e não são poucos- mas isso não desqualifica a imprensa enquanto classe e não exime responsabilidades).
O título não vai mudar. O que aconteceu em Cingapura em 2008 foi uma vergonha. Se anulassem a corrida Hamilton perde os pontos que conquistou e o título viria para Felipe. E daí? Se a besta do Glock não fosse tão bunda mole, o título teria vindo dentro da pista. O melhor agora é focar em 2010 e tentar ser bem sucedido com o pé direito. De qualquer forma o esclarecimento da Ferrari me pareceu mais um "pito" em Massa e foi bastante incisivo. Se eles foram capazes de dar um pé na bunda de um campeão como Raikkonen, se eu fosse Felipe ficaria mais quietinho e esperto.

2 comentários:

Ron Groo disse...

A Ferrari já tratou de por panos quentes nas declarações, mas que foi bonito ver um piloto dizendo o que lhe vem a cabeça, ah isto foi.

FRITZ JORDAN disse...

1- Se anulassem Cinga '08 teriam que anular tudo que veio depois, quem poderia dizer que a vantagem do Hamilton nao foi administrada em funcao dos pontos?

2- Se o Glock "roubou" do Massa em 2008, o Massa "roubou" do Hamilton em 2007. O castigo, na F1, vem a 700 cavalos.