terça-feira, 20 de outubro de 2009

GP DO BRASIL: ANÁLISE PÓS CORRIDA


Não deu dessa vez. Isso não quer dizer que o mundo vá acabar. Barrichello lutou bravamente, fez a pole position, largou 14 posições à frente de seu companheiro de equipe e rival pelo título, mas o script de domingo lhe foi desfavorável. A corrida teve lá seus momentos, notadamente no início com aquele festival de "carambolas", o piti do bestalhão do Trulli, o novo kamikaze Kobayashi, as grandes provas de Hamilton e Vettel. Mark Webber ganhou, mas não brilhou. Kubica foi segundo e brilhou. Rosberguinho decepcionou e Nakajima, bom, este honrou o pai, num circuito onde o mesmo bateu em Ayrton Senna uma vez num longínquo GP.
Rubinho bem que tentou. Largou bem, ficou fora das confusões e sabia-se, teria que abrir mais que cinco segundos sobre seus perseguidores para ter alguma chance real de vitória. O carro madrinha acabou com suas chances. O segundo jogo de pneus, hummmm, este foi mais suspeito. O pneu furado, justo com ele, podemos debitar ao azar, ou ao pragmático jeito Brawn de fazer as coisas.
Button fez uma grande corrida, não se encolheu, mostrou determinação de campeão. Ainda acho que ele não é, e talvez jamais seja, um dos grandes. O tempo dirá. Rosberg ganhou seu título em 1982 com apenas uma vitória, a única de sua vida até então. Subseqüentemente venceu outras quatro vezes na carreira, e foi batido por Mansell na Williams e depois por Prost na Mclaren. Era bom piloto, valente, brigador, mas não passou para a história como um dos grandes. Denny Hulme também foi valente, marrento, mas só veio a conquistar a única pole position de sua carreira na sua penúltima temporada, em 1973. Buemi fez uma boa corrida e o patético Grosjean parecia um bêbado dirigindo no trânsito da marginal na hora do rush.
Esta temporada tem sido notável. Acho que nunca vi tamanho rodízio de equipes entre as duas pontas do grid. Vários vencedores diferentes, e uma equipe nova, salva das ruínas de uma outra, domina o mundial, e de quebra, resgata algumas carreiras e reputações. Belo script para roteirista nenhum botar defeito.

Um comentário:

De Gennaro Motors disse...

valeu RUBENS ! vc ja é um vitorioso!