Na semana que antecede a prova mais importante do ano para os brasileiros, vários assuntos estão pipocando na imprensa automobilística dos dois lados do grande lago. As transferências de pilotos, algumas na surdina, outras já sendo anunciadas (Alonso na Ferrari deflagrou o processo, seguido por Kubica na Renault a substituir o espanhol), os destinos dos brasileiros (apenas Massa, à essa altura tem confirmado sua permanência e a equipe para 2010), os possíveis rumos de Kimi (a meu ver despedido de forma injusta e deselegante pela Ferrari).
Lucas di Grassi pode mesmo estrear na Formula 1 diante do público caseiro, e se o fizer, os méritos são dele, por ser competente, e os deméritos do Grosjean, pelo motivo oposto. Para a Renault faria sentido, pois tem no Brasil um mercado importante para seus carros de rua, e vêm investindo bastante na carreira de Lucas, já há alguns anos. De minha parte, acho difícil ele fazer papelão, pois é piloto competente, sério, e pior que o Grosjean, nem que os caras trouxessem o Badoer!
Já Bruno Senna deve anunciar em Interlagos a equipe pela qual vai competir na próxima temporada. Aparentemente ele está conversando com a Force India (já há algum tempo), e com as novatas (ainda por estrear) Manor e Campos. Bruno é competente, inteligente (ficar de fora da GP2 esta temporada foi uma das melhores decisões que poderia tomar) e pode ter sucesso. Evidentemente, que não se cobre do rapaz o mesmo desempenho do tio famoso (a exemplo de Nelsinho o sobrenome ajuda a abrir caminho até chegar à Formula 1 - uma vez ali, pesa e muito).
A bandeirada da corrida vai ser dada pelo Felipe Massa, menos mal que não chamem o Rei Pelé outra vez....
Outro boato insistente é que Nelson Piquet está pensando na possibilidade de comprar um lugar na Campos para seu filho Nelsinho. Eu acho que seria uma sábia decisão, pois já investiu caminhões de dinheiro (que aliás ele inteligentemente soube ganhar e multiplicar) na carreira do filho, e neste momento, tudo pode se perder. A Formula 1 não é feita de mocinhos e bandidos, ela é feita de bandidos do bem e bandidos do mal, portanto, não existe tanta ética assim. Basta ter oportunidade, fazer um bom trabalho, e o futuro se abre novamente. Repito o que já disse antes: a dificuldade de Nelsinho em conseguir um bom cockpit para o próximo ano se deve muito mais aos seus pífios desempenhos, que à sua mancada (do que aliás foi anistiado pela FIA).
E por último, no ótimo blog http://cadernosdoautomobilismo.blogspot.com/, do excelente Daniel Medici, uma curiosa história ilustrada por três filmetes sobre uma visita do grande Jim Clark ao Japão em 1966. Para quem como eu, adora história e ama vasculhar estas curiosidades, é um prato cheio. Aliás, a blogosfera está cheia de ótimos blogs sobre automobilismo e suas memórias, em breve quero escrever algo a respeito. Mesmo eu, que acompanho isso há mais de (ouso dizer????) quarenta anos, descubro novos fatos, novas informações, e fico bastante impressionado. Viva a net!
3 comentários:
Como um monte de boatos este ano viraram verdades eu não vou duvidar de nada.
O lugar do Felipe ainda e dentro do carro, competindo. E bandeirada e para ser dada por quem esta sendo homenageado, se for piloto um que ja tenha pendurado o capacete.
Por que nao convidar o Gil de Ferran, que encerra a carreira neste final de semana e e tao pouco promovido no Brasil, apesar de sua impecavel carreira? Ou o Luiz Pereira Bueno?
Sinto muito, mas colocar ai um piloto ainda na ativa e uma distorcao. Ridiculo.
Abraco
Aliás, Fritz...distorções abundam nesse nosso país, no momento. Protocolo falho, diria. rs
Postar um comentário