quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O RENASCIMENTO DA FORMULA VE






Tudo começou devagarinho, uma troca de idéias entre alguns amigos. Pessoal saudosista, reclamando da falta de renovação do automobilismo brasileiro, dos custos cada vez mais exorbitantes. No blog do Mestre Joca a coisa começou a tomar forma: vamos ressucitar a saudosa Formula Ve, para quem não sabe, responsável pela alavancagem das carreiras de alguns dos nossos maiores pilotos: Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace, Wilsinho Fittipaldi, numa primeira fase, e depois, Nelson Piquet (na versão super), Chico Serra, Alfredo Guaraná Menezes, Marcos Troncon, Francisco Lameirão, e tantos outros nomes, que seria injusto colocar alguns e omitir muitos. Eram monopostos tubulares, baratos, com mecânica VW a água, suspensões simples, de fácil acerto, pneus estreitos que exigiam habilidade e preparavam os pilotos para os saltos para formulas maiores e mais potentes.
Parece que na Austrália o pessoal anda encantado com os atuais Formulas Ves. Nos Eua também, existem corridas regionais com as baratas. No forum de discussões no blog do mestre Joca, tem gente muito boa opinando, contribuindo, dando pitacos. Gente do calibre do Roberto Zulino, do Fritz Jordan, do próprio Joca, Caíque Pereira, Johnny O'....
Eu quero é expressar meu total apoio ao renascimento da categoria. Falam em um chassis em ordem de marcha custando algo em torno de 6 mil reais. Opa! Esse é o caminho. Formamos ótimos pilotos ( desse jeito fica mais barato que kartismo) e proporcionamos excelentes espetáculos. Quem sabe um dos meus moleques se interessa pela brincadeira! A partir de hoje, meu blog faz campanha pela volta da Formula Ve. Se criarem um selo, algo assim, mandem que exibirei nesse humilde espaço.


5 comentários:

roberto zullino disse...

Cesar,
Que chassis é esse na foto?

Jonny'O disse...

Zullino ,

O chassi da foto é o americano Mysterian .

Entre os mais populares dos EUA estão ,Mysterian ,Caracal,Citation,Ski e o Protophorm.

Vou levar varias fotos dos chassis desses formulas em Interlagos .

Mestre Joca disse...

Valeu, César,

Obrigado pela referencia e adesão à "causa".

grande abraço,

Claudio Ceregatti disse...

Tardiamente, Cesar... Obrigado.
Acabo de chegar do Templo, e nossa reuniãofoi muito centrada, frutífera e lúcida.
Prepare-se que o movimento de fato saiu da inércia.
Mas prefiro que nosso amigo, Mestre Joca, manifeste-se de acordo com seus critérios.
Venha para a turma do MSC - Movimento dos Sem Carro.
Vai ser uma satisfação e felidade para todos nós.
Enorme abraço.

Cezar Fittipaldi disse...

Opa....

Fico muito feliz em humildemente estar em tão prestigiosa cia. Claro que vou participar. Escutando, aprendendo e colaborando, quando possível.

abração