domingo, 30 de agosto de 2009

BELGAS IMPRESSÕES: MUITA CONVERSA NUMA SEMANA QUE PROMETE


A corrida foi movimentada. Vou comentar, as atuações individuais:
- Raikkonen: correu como campeão que é, em um circuito em que já havia vencido outras 3 vezes, dominou Fisichella na base do Kers e da frieza característica sua.
- Fisichella: provavelmente a corrida de sua vida. Numa equipe pequena, conseguiu a pole position e manteve-se o tempo todo na cola da Ferrari. Valeu o espetáculo. Talvez seu canto de cisne, mas um belo canto, esse!
-Vettel: Germânicamente eficiente. Sem muito alarde, voltou a pontuar e fez, na verdade, uma grande prova. Momentaneamente a equipe parece ter perdido um pouco a direção, mas ele fez sua parte.
-Kubica: recuperou um pouco a péssima impressão deixada pela BMW ao longo do ano, e lutou dignamente, mesmo sabendo que a equipe está de saída. Várias portas continuam abertas para o rápido polonês que teve um ano para esquecer.
-Heidfeld: em minha opinião um dos pilotos mais sub-avaliados do grid, sempre anunciam sua saída, sua aposentadoria, mas ele continua, há dez anos, produzindo bons resultados quando precisam dele.
-Kovalainenn: um segundo piloto mediano. Fez corrida regular, e seu carro com motor Mercedez, no rápido circuito belga teria rendido mais em mãos mais competentes.
-Barrichello: a famosa síndrome do "medo de ser feliz". Tudo bem que o carro falhou na largada, mas hoje era o dia para "lavar a égua", descontar pelo menos uns oito pontos. Não era para ser. Fez corrida honesta, mas sem brilho, exceto pela ultrapassagem por fora sobre Webber.
-Rosberg: Fez fazendo bom campeonato, com o equipamento que tem, somando pontos importantes e eclipsando seu fraco companheiro de equipe, Nakajima.
-Webber: não é segredo algum que eu jamais gostei do canguru papudo. Vem fazendo bom campeonato, com excessão das duas últimas provas, coincidentemente após sua longa esperada primeira vitória. Hoje errou muito e não mostrou nada além da combatividade de sempre.
-Glock: A Toyota perde rendimento em condições de corrida, e sinceramente, nada vejo de excepcional em Timo. Fez corrida irregular, mas pelo menos chegou ao final.
-Adrian Sutil: esperava mais do alemão nessa prova, baseado no desempenho de Fisichella. Foi combativo, lutou muito, mas ficou devendo um pouco.
-Buemi: Outro piloto que caiu de paraquedas no mundo da Formula 1, bancado pela sua riquíssima família com interesses no oriente médio e o dinheiro que recebe de royalties por pertencer à famosa família Adams. Nada de notável.
-Nakajima: dizem que "quem sai aos seus, não degenera", potanto, conforme o script.
-Badoer: vítima da maior "roubada" dos últimos anos, o simpático Luca vive um pesadelo particular, no que poderia ser um digno presente de despedida de uma carreira de baixos....e mais baixos.
-Alonso: vinha fazendo uma típica prova Alonsiana, combativa, brigada, tirando o máximo do equipamento, quando, novamente, foi vítima de um erro da equipe em sua parada de boxes, retirando-se logo depois.
-Trulli: deve urgentemente, mudar de pai-de-santo, pois não adianta largar na primeira fila e ter todo o peso do mundo caindo sobre si e seu carro. Azarado, mas acho que atrai um pouco da má sorte com sua pilotagem irregular, principalmente em condições de corrida.
-Button: a bexiga está perdendo gás e altura rapidamente, resta saber se as trapalhadas alheias vão lhe permitir ser um dos campeões mais "mandrakes" dos últimos anos. Perdeu o foco, a sutileza na direção, parece ter encarnado um outro personagem.
-Grosjean: ponto por ter uma linda namorada. Como piloto é fraco, como esportista arrogante e convencido. Não terá vida longa na categoria, se continuar assim, apesar dos muitos interesses comerciais por trás de si.
-Hamilton: azarado hoje, mas ainda um campeão do mundo.
-Alguguersuari: azarado também, mas já deve estar causando preocupações a Buemi, pois mesmo sem ter tido oportunidade de andar com o carro fora dos treinos oficiais, já parece ter descoberto um bom ritmo e vem fazendo bom trabalho.
O campeonato, a despeito do que falam os comentaristas da Rede Globo, não está aberto coisa nenhuma. Basta fazer contas e ver que Button ainda conserva uma vantagem bastante confortável, e seus perseguidores tiram pontos entre si. Aliás a narração da televisão brasileira está piorando ( o que é uma façanha, piorar o que já era péssimo), Galvão interrompe a seus comentaristas e reporteres a todo momento, para falar suas besteiras pseudo-filosóficas, é desinformado e irritante. Salve-se quem puder!
A semana promete surpresas, com a alegação de que a Renault ordenou a Nelsinho Piquet que batesse no GP de Cingapura do ano passado para beneficiar seu companheiro Alonso ( coisa que eu duvido), e a alegada investigação da FIA. Caso isso se confirme, Alonso poderia romper seu contrato com a escuderia unilateralmente, e estaria livre para estrear pela Ferrari já em Monza. Me parece muita fantasia junto. Depois da vitória em Spa, acho difícil a Ferrari descartar-se assim de Raikkonen, e a posição de Massa, passa a ser mais vulnerável, em virtude das dúvidas que cercam sua total reabilitação. Veremos. Equipes novas, anúncios de novos pilotos e patrocinadores, a agitação está a mil!

Um comentário:

Ron Groo disse...

Infelizmente promete pelos motivos errados né?

Mais uma briatoragem... ai meus Deus...