quinta-feira, 15 de abril de 2010

DE BLOGS E BLOGUEIROS


Considerações privadas entre eu e meus botões. O que faz alguém deixar seus afazeres, criar um blog, alimentá-lo (em alguns casos muitas vezes ao dia), alimentar-se dele (e dos comentários dos leitores) e se deixar envolver tanto pela blogosfera? Boa pergunta. O detalhe é que de alguns meses para cá o nível vem aumentando tanto, que há muitos blogueiros que escrevem sobre automobilismo que o fazem de maneira muito profissional. Arriscaria dizer que alguns até sobrevivem do que escrevem, o que acho muito legal. Até há alguns anos atrás, havia ( e alguns ainda estão por ai) blogs essencialmente amadores, que expressavam as opinões, muitas vezes contraditórias de seus autores, e que pouco acrescentavam. Hoje em dia, além da qualidade dos textos e das fotos, as abordagens são extremamente originais. Correndo o risco de ser injusto, vou arriscar a apontar aqui alguns blogs que se tornaram leitura diária obrigatória, não em ordem de importância, mas sim aleatóriamente:
- o blog do Gomes - Flávio Gomes é jornalista profissional e dono do site www.grandepremio.com.br. Escreve muito bem, apesar de ser tinhoso e muito mal educado com os seus leitores. Discordo frontalmente de suas opiniões políticas, mas suas crônicas são ótimas.
- o blog do mestre joca. Aborda assuntos do passado de nosso automobilismo, e tem sempre um viés bastante pessoal. Como aquele boteco "sujinho" de bairro, tem um visual meio retrô, mas é muito bem frequentado.
-Continental circus do Paulo Speeder. Um português que nasceu no Brasil, filho de pai português e mãe angolana, jornalista profissional e bastante prolixo ao escrever. Ótimo texto e pesquisas interessantes. Obrigatório.
-Blig do Groo. Amigo Ron Groo, escritor talentoso que pega no pé do Rubinho, mas tem contos e crônicas da melhor qualidade. Personalíssimo espaço, com talento para dar e vender.
-blog do Carlos de Paula, brasileiro radicado nos Estados Unidos há muitos anos, que não dorme nunca. Deve manter uns trezentos e quatorze blogs no ar, e suas postagens são verdadeiras aulas de história. Muito pessoal em suas opiniões, mas ótimo ponto de referência.
-o blog do Rui, histórias que vivemos. Personalíssimo espaço de recordações e para confraternização de amigos.
Continuo depois.
-

3 comentários:

Ron Groo disse...

Pô! Será que eu mereço estar ai no meio destas feras todas?
Brigado. Nem sei o que dizer.

Antonio Manoel disse...

Cezar

Voce disse muito bem
Sempre começo pelo IG Grande Premio e vou passando pelos blogs,,, Fittipaldi,do ICO, do Ron Grro, Continental, do Capelli, Flavio Gomes e por ai vai ,,,
Tem de tudo, coisas muito legais, estórias bem boladas, a maioria do pessoal entende das letras e de F 1 , claro,,, mas torcem como nunca e ai é que o bixo pega.
Pegam pesado com o rubens, mas quase sempre " ele merece" , fala muita merda, com toda sua experencia.

Abraço
Manoel

Speeder76 disse...

Groo:

Não sou fera. Apenas uma pessoa que é como tu: gosta de escrever. E se é automobilismo... genial. Apenas tenho como "acrescento" que estudei Jornalismo.

Cezar:

Obrigado pelo elogio. É excelente para o nosso ego saber que há alguém, num ponto distante deste planeta Terra, se ligue todos os dias para ver o meu último post. E como tu, sei que há centenas que fazem esse gesto, e esperam pelas últimas, numa rotina diária que passa por o Gomes (como tu, não gosto da sua atitude, mas é muito bom). E agora o Warm Up está a ser algo que vale a pena ler.

E quando digo o Gomes, falo também do Groo, Capelli, o extraordinário Daniel Médici (Cadernos do Automobilismo), o Becken Lima (F1 Around), o Mike Vlcek (Formula UK) e o Luiz Fernando Ramos (Blog do Ico), entre outros. esses também me inspiram e me contam coisas que nunca tinha ouvido falar.

E já agora, Cézar: obrigado.