domingo, 24 de outubro de 2010

PASSO A PASSO DE UM SONHO EM FOTOS: A MONTAGEM DO FORMULA VE


Delicamente "roubado" do blog http://formulaveebrazil.blogspot.com/ do amigo Roberto Zulino, com a colaboração do grande mestre Joca, vamos acompanhando com entusiasmo a montagem de um dos primeiros protótipos da categoria que já  (re)nasceu campeã: a Formula Vê Brasil.
Colocando o motor, o suporte dianteiro já deve estar fixado no parafuso da carcaça atrás da bomba de óleo, mas apenas com o parafuso, arruela e porca fixados e não apertados.
Terminada a suspensão dianteira o chassis esperando a colocação do motor e do câmbio.
Detalhe da porca prendendo o braço inferior. Para se variar a cambagem basta colocar uma arruela de poliuretano ou outro material resistente entre os braços inferiores e os tubos.
Detalhe da catraca apenas no feixe superior, o suporte da bateria que vem com o kit básico deve ser preso junto. A suspensão é fixada por 4 parafusos de aço como nos fuscas.
Antes da montagem deve-se adquirir a suspensão e levá-la em um torneiro para troca dos pivôs e colocação de catraca no feixe superior.O Feixe inferior deve ser retirado e substituído por uma barra com rosca e porcas. Nos braços inferiores deve ser feito um furo na chapa para passagem da barra colocando-se as porcas para prendê-los. Os braços superiores são presos normalmente.
Colocando o câmbio e juntando com o motor. A posição e a geometria do chassis permitem fácil acesso e é muito fácil o encaixe.

5 comentários:

Rui Amaral Lemos Junior disse...

O Joca só lá sentadão observando os outros trabalharem!!
Parabens a todos envolvidos no projeto.

Abs

Rui

Mestre Joca disse...

Êpa, sentadão, não, meu amigo Rui. Orientando a montagem, melhor dizendo...rsrsrsrsrs...

Falando sério, este é o chassi 001, comprado pelo Museu do Automobilismo pelo Paulo Trevisan, que vai fazer algumas provas com ele ano que vem.

Aproveitamos a montragem para registrar um passo-a-passo do que a turma acha mais complicado.

Na realidade, é tudo muito simples, o carro foi pensado para ser montado apenas encaixando suportes de motor e câmbio e o resto é só apertar parafusos.

Estamos agendando uma apresentação oficial do carro para imprensa e a turma dos blogs e tanto o Rui como o Cézar Fittipaldi considerem-se como convidados.

Confirmo depois via e-mail.
Abração aos dois.

Ron Groo disse...

Assim parece até fácil... hehehhe

Rui Amaral Lemos Junior disse...

Sei que o Joca batalhou muito p/ sair o projeto,mas... lá está sentado só "supervisionando".

Abraços Joca e Cezar.

roberto zullino disse...

Dá para montar em uma hora, mas sem o Joaquim dando orientações, com ele demora duas.
Tem mais fotos para serem "roubadas" no blog. A carenagem ficou pronta e já está no carro.
O Cezar pode ser considerado um "padrino", já que foi aqui que "roubei" a histórica foto de um chassis que deu origem à postagem sobre o "Buguinho do Zullino" no blog do Mestre Joca.