terça-feira, 1 de dezembro de 2009

NUMEROLOGIA COMENTADA


A FIA divulgou ontem uma lista preliminar das equipes inscritas para o mundial de Formula 1 do próximo ano. Algumas curiosidades, um monte de dúvidas. Vamos a ela:

Mclaren-Mercedes
1- Jenson Button - claro, o número 1 pertence por direito ao campeão.
2- Lewis Hamilton

Dupla fortíssima, mas acredito que Hamilton seja mais piloto que Jenson com sobras.

Brawn-Mercedes - o nome deve mudar para Mercedes.

3- Nico Rosberg - continua a ser muito badalado a meu ver. Não o vejo como um possível campeão, mas eu tampouco via o Button como tal. O pai também foi um campeão meia-boca, quem sabe a genética é generosa?
4- A confimar - piloto mais popular e desejado por muitas equipes. Brincadeira, claro, acho que depois que a "possibilidade" Schumacher acabar, vão olhar com carinho para outras alternativas. Espero que o Kovalento não tenha mais uma chance de ouro, ta parecendo o bunda mole do Couthard ou o Johanson, pilotinhos de meia tigela que sempre tinham ótimos carros a disposição.

Red Bull Racing-Renault - continuam com os motores Renault, que usaram de forma muito eficaz no ano passado.
5- Sebastian Vettel - ótimo piloto, vai dar trabalho.
6- Mark Webber - o canguru papudo vai ter que suar o macacão para acompanhar seu companheiro de equipe.

Ferrari - No papel uma das duplas mais fortes. Massa vem motivado e com renovada inspiração após o nascimento de seu filho. Alonso vai procurar se firmar na equipe, conquistando os mecânicos. Boas disputas à vista.

7- Felipe Massa - adoro o numero 7, assim como Emerson Fittipaldi o adorava
8- Fernando Alonso

Williams-Cosworth - Uma incógnita é o rendimento dos motores Cosworth. Barrichello é peça fundamental no desenvolvimento do chassis, que eu suspeito era bem melhor que Rosberg e Nakajima fizeram crer. Hulk é uma aposta certa para o futuro.

9- Rubens Barrichello
10-Nico Hulkenberg

Renault - Ainda não é totalmente certo que irá participar. Tem como maior trunfo o narigudo polonés Kubica. Se a equipe pular fora, ele encontrará emprego na Mercedes.

11- Robert Kubica
12- A confirmar - aposto no Kovalento aqui. Di Grassi já testou tanto, que se quisessem mesmo o brasileiro, o anúncio já teria sido feito. Grosjean, lento e arrogante, vai ter que recomeçar do kart.

Force India-Mercedes - Não sei por que pulam o número 13. Uma equipe simpática, que teve uma segunda parte de temporada, notadamente nos circuitos velozes realmente impressionante. E parece que seu orçamento é bem modesto para os padrões da Formula 1. Acertadamente, manteve seus dois bons pilotos para 2010.

14- Adrian Sutil - o alemão vem se firmando como um piloto sólido e confiável, a despeito de alguns acidentes inexplicáveis
15- Vitantonio Liuzzi - espero que não seja outro Trulli - cheio de potencial que nunca se realizou. Bastante veloz, acho que peca no acerto do carro.

Toro Rosso-Ferrari A equipe sofreu muito com a saída do "wunder kid" Vettel. Mesmo assim, Buemi não foi tão mal, e eu teria mantido o Bourdais. Jaiminho ainda é muito verde.

16- Sebastian Buemi - às vezes eu penso nele como um Pedro Paulo Diniz que pode dar certo. Veremos.
17- A ser anunciado - acho que vão manter o Jaime. Estão fazendo jogo duro com os patrocinadores do espanhol, e além disso, não tem coisa muito melhor no mercado a esta altura.

Lotus-Cosworth - Eu não gosto que usem um nome quase-sagrado para mim. Tem som de produto do Paraguay, falsificado. Se o Maldonado entrar com dinheiro da Venezuela e do fanfarrão Chaves, será mais paraguayo ainda. Incógnita.

18- A confirmar bom piloto este. Venceu inúmeros campeonatos de carrinho de rolemã e skate.
19- A confimar irmão gêmeo e homônimo. Também era fera em bafinho e em autorama.

Campos Dallara-Cosworth - Grande expectativa, principalmente pela presença do Bruno Senna. Só não gostei que ele afirmou que não levaria patrocínio. Um rapaz inteligente e bem articulado, mas isso é mentira. O número 21 é obviamente por causa de um de seus patrocinadores, a Embratel. Seremos impelidos a "fazer um 21" provavelmente pela voz do cada vez mais insuportável Galvão Bueno. Aguenta coração! Quanto ao pacote técnico, a Dallara é capaz de fazer um carro honesto e decente. Bruno estará aprendendo. Se tiver um companheiro de equipe experiente, algo pode acontecer. Se tiver um Petrov ou um Maldonado, vixe....

20- A confimar perigo a vista!
21- Bruno Senna tem que manter a cabeça e fazer seu trabalho. Um sonho dos marketeiros, espero que seja o sonho dos cronometristas também.

USF1-Cosworth caixa preta total. Veremos.

22- A confirmar se realmente entrar o tal argentino, José Maria alguma coisa, estará confirmado os piores temores de que a equipe é um caça niqueis do raposão Peter Windsor.
23- A confirmar

Virgin-Cosworth - Será irritantemente chamada de VC pelo irritante Galvão Bueno. Tem corpo técnico de respeito, conseguiram um piloto competente, Timo Glock - eu não gosto dele, mas é razoável, e talvez tenham o Lucas di Grassi. Provávelmente será a melhor das novatas.

24- Timo Glock - segundo os fãs de Felipe Massa, recebeu o número que merece.
25- A confirmar - se for o Lucas, será um motivo de torcida para os brasileiros.

3 comentários:

Thiago disse...

Pelo duas das favoritas vão com ótimas duplas, Maclaren e Ferrari. Os finlandeses Kimi desmotivado e Kovalento deixavam a desejar fazia tempo (no caso do Kovas, desde sempre).

Se a Mercedes arrumar um segundo piloto rápido mesmo - porque o Rosberg é, pra mim, um enganador - pode botar pressão nas outras.

Torcer pro Vettolino tb dar sorte com o carro. Querendo ou não, ano passado foi o primeiro acerto da Red Bull na F1, então fica a expectativa se eles manterão o padrão e acertam a mão.

Você sabe se o kers está mantido pro ano que vem, Cezar? Pra mim esse bendito sistema foi um dos grandes responsáveis pela inversão das forças em 2009 (quem investiu se ferrou, quem não fez e manteve o foco no carro se deu bem). Se continuar, será opcional: dá a entender uma possível vantagem pra Maclaren e Ferrari nisso, não(apanharam o ano todo pra acertar o carro com o peso extra do sistema, e no final a Maclaren já dominava corridas)?

2010 promete.

murilobonato disse...

Fittipaldi, torcida vai ser grande, tou na torcida como sempre, tentando acreditar que o Rubinho este ano consiga, afinal a esperança é a ultima que morre, torcendo pelo di Grassi que ta prometendo fazer um bom trabalho e na expectativa de ver um Senna ganhando, pena que ao contrário do tio que era exemplo de humildade este ta se achando, se bobear vai entrar de salto alto e ai não vai dar certo, se ele chegar para aprender, aposto que tem tudo para dar certo, se for outro piquezinho arogante, metido, que nem aqui no kart conseguiu ficar na pista já sabemos o resultado.

De Gennaro Motors disse...

resta esperar...