quinta-feira, 19 de abril de 2012

HIPOCRISIA E ALIENAÇÃO


A corrida no Bahrein vai acontecer, a despeito de toda a situação no país do Médio Oriente. Já falei sobre isso antes e hoje os esportes de massas, como a Formula 1 e o Futebol, além das Olimpíadas seguem um calendário baseado unicamente em conveniências financeiras. Que as autoridades esportivas mundiais foram sempre coniventes e omissas, tampouco é novidade. Durante anos a própria Formula 1 corria na Africa do Sul, no auge do regime de Apartheid. O que acho estranho é as comparações que alguns estão fazendo entre a situação do Bahrein e a do Brasil. Longe de mim querer ser bairrista, ou levantar bandeiras patrióticas aqui. Trato apenas de comentar a estupidez de uma comparação infeliz e maldosa. Senão, vejamos: os problemas no Bahrein tem a ver com opressão política, perseguições e violência contra a população por parte do próprio governo, aliás uma espécie de Ditadura. No Brasil temos problemas sociais, de violência pontual sim, mas temos democracia, polícia, poderes constituídos e jamais a transgressão dos Direitos Humanos elementares. São dois pesos e duas medidas. O Sebastian Vettel e o infeliz do diretor da Mclaren (não me lembro o nome do dito cujo) são mal informados e visivelmente parciais. Afirmaram que há lugares no Brasil em que não se pode ir. Sim, amigão, e também em Berlin, em Londres, Moscou, Nova York. Sem justificar nossas mazelas, mas aqui praticamos sim o direito de ir e vir.Seb "Chuck" Vettel pode ser um gênio atrás do volante, mas está provando ser uma besta quando abre a boca. Me lembro desta mesma má vontade nos anos setenta, quando todos os anos a prefeitura de Sao Paulo, e depois do Rio de Janeiro tinham que reformar o circuito, construir mais facilidades, recapar o asfalto da pista. Passam-nos a idéia de que éramos tupiniquins, nossas pistas e facilidades um lixo. Até eu comprava esta idéia até que.....ao mudar-me para a Inglaterra e ter a oportunidade de ir assistir a minha primeira prova em Thruxton. Boxes? O que é isso? Lama, muita lama, banheiros imundos, comida de carrinhos de lanche mal cheirosos e gordurosa, filas para tudos, arquibancadas caindo aos pedaços, sistema de auto falantes do século das bigas. Ok, pensei, aqui não tem Formula 1, apenas e meramente a série Aurora (que fui assistir) e a Formula 2, simplesmente os campeonatos mais importantes de formula abaixo da primeirona. 
Esperei algumas semanas para ir a Brands Hatch, que na época revezava-se com Silverstone para receber o GP inglês. Que decepção: a mesma lama, as mesmas filas intermináveis, o caos! Revi meus conceitos: mesmo então, Interlagos tinha facilidades muito melhores que aqueles estábulos ingleses. E Jacarepaguá, na época era ainda superior. Portanto amigos, gringos, campeões ou não. Um pouco menos de preconceito e um pouco mais de respeito!

Nenhum comentário: