terça-feira, 27 de março de 2012

ASSUNTOS POLÊMICOS


Este post é em parte em resposta, ou melhor, complementando o posto do meu amigo Rui no blog dele: http://ruiamaraljr.blogspot.com.br/2012/03/massa.html . Pensei em vários títulos, tais como: "Massa de manobra", "Massaroca" etc, mas é claro que é tudo piada. Em primeiro lugar eu respeito a figura do profissional Felipe Massa. Apenas aqueles que se sentaram dentro de um carro de corrida e que sentiram as limitações que existem em se andar no limite sabem o que estou falando. Eu tenho um amigo que diz não gostar de Formula 1, que é tudo marmelada, que os títulos do Schummy foram todos roubados etc. Me lembro de uma passagem da imperdível biografia do Niki Lauda "To Hell and back" (para o inferno e de volta) em que ele diz que conseguir o dinheiro para pagar para correr em sua primeira equipe de Formula 1, a March em 1972, ele até conseguiu. Usou artimanhas mil, como sugerir sem explicitar o nome de seu poderoso avô ao gerente do banco que lhe concedeu um empréstimo. Mas sentar no carro e fazer os tempos, isso era com ele. E o mesmo se deu quando ele retornou de seu terrível acidente em Nurburgring em 1976 (aliás, mal posso esperar pelo filme "Rush" que trata da sensacional temporada em que o título acabou caindo nas capazes mãos de James Hunt). Ele afirma que já era o campeão, o piloto consagrada, mas ao sentar-se dentro do cockpit naquela manhã em Monza, com a cabeça envolta em bandagens, que sangraram muito, ele tinha que vencer um inimigo interno, ele mesmo, e acreditar que conseguiria ser tão rápido quanto antes!
Me alonguei tanto para dizer que boa parte da forma dos pilotos top da Formula 1 é devido ao seu estado mental. Se ele acredita, se é positivo, se sua autoconfiança está batendo no teto ou além, o cara vai lá e arrebenta. Vide Alonso, vide Vettel. Bastou uma sacudida mais forte e pronto, lá vêm as malditas dúvidas, inseguranças, o cagaço mesmo. E não tem psicólogo que resolva isso, porque o bendito cockpit é apertado para burro e lá dentro só tem espaço para gente rápida.
Muitos brasileiros criam fantasias a respeito da Ferrari. Que é um arcabouço de maldades, habitada por duendes do mal à espreita da próxima vítima a ter sua carreira destruída, de preferência algum pobre piloto tupiniquim. Somos macunaímicos mesmo, bundões e sem caráter. Por que não acreditarmos no nefasto "estrangeiro" a nos fazer mal? Teorias da conspiração existem sim, e sentimento de inferioridade é uma caractéristica nacional, do país de um futuro que nunca chega. 
Felipe Massa é um profissional de altíssimo nível. Ultimamente suas prestações profissionais estão abaixo da média altíssima exigidas por seu cargo. Seu trabalho é de muita visibilidade pública. Corneteiros aos milhões se juntam a alguns "pseudo" especialistas a decretar as razões de seus infortúnios. Eu não sou um deles. Acredito que ele esteja um degrau abaixo de Fernando Alonso sim, ( contra quem trocou tintas em algumas ocasiões num passado recente) e que a fase seja ruim. Acredito ainda, como deixei claro acima, que o acidente da Hungria em 2009 o tenha abalado mais do que o normal. Mas volto a me lembrar do pífio desempenho de seus dois substitutos na equipe no complemento daquela temporada, Badoer e Fisichella, que não conseguiam fazer a Ferrari funcionar.
No futebol os jogadores geralmente vêm de famílias pobres e o estrondoso e repentino sucesso acaba com carreiras promissoras todas as semanas. No automobilismo moderno, os pilotos começam a ser lapidados no berço, com preparadores, simuladores e outras dores ....inclusive os detratores. Vamos aguardar mais um pouco, a noite é uma criança e a temporada mal começou. Que Massa nos faça sentir vergonha de termos decretado o fim de sua história. Ou que se mude e seja feliz em outra equipe.

3 comentários:

Thiago disse...

Boa abordagem, Cezar. Você e o Ico colocaram a questão do Massa com muita propriedade, e o piloto é um ser humano que precisa ser respeitado

Eu mesmo acho que na Ferrari o melhor que pode acontecer com ele é voltar a andar próximo ao Alonso como acontecia em 2010...ele está abalado demais pra conseguir algo que já seria difícil em condições normais. A troca de equipe, a essa altura, é desejável.

Caíque Pereira. disse...

Perfeito Cezar! Ninguém desaprende, só os incautos falam essas bobagens.

Graziela Marques da Rocha disse...

Parabens pelo post Cezar!!
Faço minhas as colocações do Thiago e do Caique!
Ao Massa toda a nossa torcida e força!
Graziela