sexta-feira, 30 de março de 2012

QUARENTÃO

Há exatos 40 anos — meu Deus como o tempo escorre pelos dedos gigantes de nossas vidas, tal como areia fina e não conseguimos recuperá-lo— realizou-se me Interlagos, numa quinta-feira, uma prova extra-campeonato (era prática comum naquela época) e experimental. O Brasil estava numa Ditadura Militar, os tempos eram outros, e vivíamos o êxtase do Sesquicentenário da Independência, a euforia de um crescimento econômico chinês e tínhamos 3 pilotos guindados á categoria máxima, coisa impensável a coisa de dois anos antes disso. Além de um jovem Emerson Fittipaldi, prestes a dar a arrancada para sua incrível campanha do campeonato mundial a bordo da inesquecível Lotus negra, tínhamos o José Carlos Pace, Moco, que maravilhava os ingleses com seu talento e velocidade naturais e um dos mais subestimados pilotos da história do automobilismo deste país, Wilsinho Fittipaldi Junior, irmão mais velho de Emerson e pai de Christian. Ao contrário do que muitos pensam, aquela não foi a primeira prova de Wilsinho na Formula 1, ele chegou a pilotar uma velhissima Lotus 49 oficial no GP da Argentina extra-oficial do ano anterior em Buenos Aires (se minha memória me serve bem), mas com um velho Brabham BT 33, depois substituído ao longo da temporada por um BT 34, ele pulou a frente e liderou o início da prova com maestria.
Emerson tomou a ponta e dominou como quis, apenas para ser traído por uma quebra de suspensão traseira a poucas voltas do final, dando a vitória para o argentino Carlos Reutemann. Outro piloto brasileiro a participar, com um velho March, foi Luizinho Pereira Bueno.
Depois disso, o Brasil nunca mais deixou de figurar no calendário oficial do campeonato mundial de Formula 1, revezando as pistas de Interlagos e Jacarepaguá, tendo também realizado uma outra prova extra-oficial por ocasião do autódromo de Brasilia em 1974. Emerson venceu (já valendo pelo campeonato) as provas de 1973 com Lotus e 1974 com Mclaren, Pace em 1975 com Brabham (com Emerson em segundo). Nelson Piquet venceu em duas ocasiões no Rio e Ayrton Senna duas vezes também, já de volta a Interlagos. Felipe Massa também teve o gostinho de duas vitórias no circuito paulistano. O vídeo abaixo, apesar da precária qualidade é um testemunho histórico de um momento precioso para nosso automobilismo!

Nenhum comentário: