quarta-feira, 3 de novembro de 2010

MUCHO ADO ABOUT NOTHING, OU O DIA QUE DI GRASSI ANUNCIOU QUE SE APOSENTA

Calma pessoal, não se assustem: é só uma brincadeirinha, a título de chamar a atenção dos incautos leitores, aliás prática muito em voga no jornalismo.Essa época pré-corrida no Brasil, regada a coquetéis e coletivas de imprensa insípidas e inúteis, com um monte de jornalistas meia-boca credenciados por veículos idem, que não são especializados e portanto nada acrescentam, tem um monte de asneiras escritas, impressas e divulgadas. A começar pelo velho lenga-lenga dos mecânicos estrangeiros se queixando das dificuldades em se trabalhar nos "apertados" boxes do circuito de Interlagos. Posso ser rude? Vou ser: Van a Fancullo!!!! Este pessoal vai para a Coréia e pegam uma pista semi-pronta com uma tempestade tropical ainda pela frente e não reclamam. Andam por circuitos e condições ruins, mas por que estão no famoso "primeiro mundo" não falam nada. Quando chegam ao nosso querido terceiro mundo se julgam no direito de reclamar de qualquer coisa. Oras, vão caçar coquinhos lá em Abu-Dhabi!
Mas voltando ao nosso amigo Lucas di Grassi: quero deixar claro que nada tenho contra o rapaz. E nada a favor tampouco, é bem verdade. Numa entrevista hoje ele afirmou que deve permanecer na sua equipe, e que só sairia no caso de outro piloto com muito dinheiro chegar para comprar a vaga. E que, prestem atenção: NÃO TEM NADA A PROVAR!!!! Cazzo: o cara é um Senna e a gente nem tinha percebido, ocupados com tantas coisas menos importantes, como o campeonato lá na frente entre o Alonso e os Red Bull!!! Jamais vou me perdoar por ter perdido tantas performances históricas de nosso herói, cujo melhor resultado até agora não passou nem perto do décimo lugar. Mas isso é detalhe: ele nada tem a provar...
Vi uma matéria num jornal em que Felipe Massa afirma estar empolgado com a possibilidade de vencer pela terceira vez no circuito paulistano, o que o faria superar outros brasileiros como Piquet, Senna e Emerson (coincidentemente, os três multi-campeões, mas isso é detalhe). Nada contra a pretensão de Massa, afinal ele também venceu por duas vezes no Brasil, e poderiam ter sido três, caso não tivesse sido um "bom-mocinho" e entregue a vitória em 2007 para seu então companheiro Kimmi Vodkaironnen. O problema é que um bando de raivosos entrou no site do jornal para dizer desaforos para o pobre Felipe, como se o cara fosse um imbecil qualquer, ofendendo-o gratuitamente. Não se trata de defender o piloto aqui, tento ser coerente: ele não fala nenhum absurdo e em momento algum quis se comparar (aliás que seria direito seu, dentro da pista) aos nossos três monstros sagrados. Oras, tem um monte de neguinho por aí que nada entende de automobilismo e confunde tudo com disputas raivosas de futebol ou política. Parecem os petistas que invadem todos os espaços para defender sua bruxa-búlgara-fantocha-do-molusco-cachaceiro. Pronto, fui mexer com o monstro de vara curta!!!! Quanto ao Massa, torço para que ele ganhe seu terceiro Grande Prêmio aqui, Alonso permitindo, claro. Mas gostaria mesmo é de ver uma apoteótica vitória do Rubinho. Puxa,isso seria demais, e aí sim São Paulo iria conhecer o poder de uma enchente: das lágrimas do gladiador!

3 comentários:

Esteban disse...

Há muito tempo fica bastante claro que você tem sim muita coisa contra o Di Grassi.

Tá ficando ridículo já.

Cezar Fittipaldi disse...

Oi Esteban. Não sou contra o Di Grassi não, mas dizer que não tem nada a provar quando ele tomou uma "sova" do mediano Glock o ano todo é demais. O rapaz tem que comer muito feijão ainda para se considerar um piloto de Formula 1 de verdade. O Christian e o Nelsinho que eram muito mais competentes nesse estágio da carreira, foram massacrados por terem sobrenomes famosos. Quanto ao Bruno, bom, eu acho que ele tampouco está justificando a confiança, pois levou pau do indiano e do japa. Mas isso é assunto para outro post. De qualquer forma, obrigado por ler meu blog, e discorde e opine o quanto quiser. Sou democrático....rs.

Esteban disse...

"Tomou sova do mediano Glock". Como assim?

Os números mostram que os dois estão bem equilibrados nos GPs, inclusive o Lucas está na frente na tabela de classificação.

Isso tudo com um carro sempre inferior, algumas vezes muito inferior, ao experiente e bom companheiro de equipe.

Fora a questão do peso, as atualizações aerodinãmicas e mecânicas, ele ficou duas corridas a mais com o carro com tanque pequeno, tendo que tirar muito o pé, chegando a virar em média 20 seg mais lento do que poderia, por várias voltas, para chegar ao fim.
Só isso ilustra bem a diferença de equipamento.

Nos treinos óbvio, essa diferença de equipamento tornou impossível que ele fizesse algo melhor.
Tendo um companheiro de equipe experiente e ainda com carro mais rápido, qual a possibilidade dele largar na frente?
Contar com erros do alemão, e só.


E repito. As corridas dele foram excelentes.
É só comparar com os outros novatos que tem companheiros de equipe experientes, mesmo que em equipes grandes, com condição de dar carros iguais.


Não é atoa que ele foi escolhido o melhor estreante do ano pela mais conceituada publicação de automobilismo deste planeta, ficando inclusive a frente de alguns pilotos experientes, como Massa e Schumacher.


Claro que vários fatores foram considerados na avaliação, como o que o piloto tirou em relação ao que possibilitava o carro, se novato, o quanto aprendeu, quantidade de erros, etc.

Aliás, nível de erros, que no caso do Lucas foi baixíssimo. Aliás, os únicos erros foram nas duas últimas corridas.

Para um novato isso é impressionante, certamente um dos 5 pilotos do grid que menos erraram.


E você citou o Bruno... Não o acho um grande piloto, mas você vir e dizer que ele tomou pau do japonês e do indiano mostra o quão sério é seu blog.

Ele sempre se mostrou muito mais rápido que ambos, principalmente em relação ao Yamamoto. Não há nenhum mérito nisso, aliás, já que são fraquíssimos, mas essa foi mais uma inverdade que você utilizou.


Pra finalizar, fica claro que você é um torcedor frustrado do Cristian e do Nelsinho. O fato de você citá-los, e tentar comparar com os dois novatos brasileiros desta temporada mostra bem isso.

E com relção ao Lucas principalmente, essa sua torcida pelo Nelsinho deve ser o motivo de você perseguí-lo em inúmeros posts.

Impressionante como os torcedores do Nelsinho detestam o Lucas.
Não entendo. Nelsinho deixou a F1 por ser fraco, por rodar mais que pião... Isso é fato, poucas vezes vi um piloto cometer tantos erros. Mesmo que não seja por falta de habilidade e sim por fraqueza mental. Se não é forte mentalmente não serve pra F1, todo mundo sabe disso. Que tenha sucesso na Nascar, onde a pressão é bem menor.

Mas parece que os torcedores do nelsinho meio que culpam o Lucas?

Aliás, acho que os torcedores do Lucas que poderiam pensar, se não fosse a política, a grana, o Lucas teria tido a chance na Renault antes, no lugar no Piquet.
Aliás, bateu em Cingapura, justo pra não perder a vaga pro Lucas, que fazia um campeonato fantástico na GP2.

Seria esse o motivo dos fãs do Piquezinho pensaram desta forma. "Se não fosse o Lucas como sombra, o Nelsinho não precisaria fazer aquela besteira para garantir a vaga".

É isso que você pensa?

Se for, só lamento. Era só o que faltava o mau-caratismo e a incompetência do cara ser culpa do Di Grassi...