domingo, 30 de maio de 2010

HAPPY BIRTHDAY CLINT



Fazer oitenta anos não é para qualquer um. Em plena atividade profissional e com o prestígio em alta então, é para poucos. Pouquíssimos. Feliz aniversário Dirty Harry. Para um homem que soube se reinventar e reinventar-se constantemente. O durão que na verdade é um sentimental. Ator de sucesso e diretor como poucos. Parabéns.

ACIDENTE ESPETACULAR DE MIKE CONWAY EM INDIANÁPOLIS

Assustador. Bem no finalzinho. Vitória do competente Dario Franchitti.

TOURADA TURCA ACABA MAL E TOUREIROS HAMILTON E BUTTON GANHAM COM ISSO















































Foi boa a corrida, tenho que dizer. Mesmo sem a chuva (pingou um tantinho, nada que assustasse a Prost algum) a corrida teve boas disputas em quase todo o pelotão. Na frente as duas Red Bull, não tão absolutas como se imaginava, uma vez que as Mc larens e seus dutos frontais ofereceram ótima resistência, um pouco mais atrás as duas Mercedes, os Renault, as decadentes Ferraris e o resto. Webber parecia ter a corrida a seu bel prazer, mas Vettel não pensava assim. E estava certo o Chuck, pois se acostumar a dar mole a vaca, ou o boi vai para o brejo. Um deles, o seu, foi. Numa tentativa no mínimo duvidosa o jovem tedesco comprometeu sua corrida e suas chances no campeonato no que me pareceu uma manobra desesperada para restaurar o "status quo" dentro do time. Não deu, saiu dizendo que seu companheiro canguru era louco, e depois da turma das relações públicas lhe passarem um sabão em particular e reprogramar sua língua, surgiu manso e dizendo as coisas certas, que aquilo foi acidente de corrida e tal. Não foi não, foi manobra de desespero mesmo e o "wunder kid" vai ter que buscar extra-motivação para virar o jogo.
Na Mclaren quase a mesma coisa. Amplamente superado em estratégia pelo seu companheiro Button este ano, Hamilton sabia que uma chance como a de hoje não vai acontecer com muita frequência e ambos lutaram pela vitória com garbo e competência. Digno de campeões mundiais. Os outros dois campeões mundiais do pelotão, Schumacher teve uma boa corrida com um carro que não lhe permitiu ir muito além do quase-pódio, um bom quarto lugar e melhor, outra vez á frente de seu jovem companheiro, que chegou em quinto. Kubica desta vez teve o companheiro Petrov a lhe acompanhar no pelotão da frente, mostrando a evolução dos carros Renault e a do próprio russo, que pena, foi tocado por um combativo Alonso e levou a pior. Massa burocrático ficou em sétimo lugar, muito pouco para quem almeja lutar pelo título. Alonso, pelo menos tem a desculpa de ter largado atrás, mas as Ferraris estão um tanto atrás em termos de desenvolvimento e deve ter sido difícil para o espanhol ter andado na cola de ambos os carros de sua ex-equipe a tarde toda! Sutil, batalhador e finalmente o primeiro ponto para a Sauber com Koba-san foram bons destaques, assim como De la Rosa. valente e Alguersuary, rápido e mais eficiente que seu companheiro Buemi. Barrichello teve corrida discreta, com uma má largada a comprometer os resultados, mas ainda assim foi melhor que o jovem Hulk, que repito, ainda não ficou verde. Senna fez boa corrida dentro do possível e Di Grassi arrastou-se melancólicamente após partir dos boxes.
De qualquer maneira, a forma como a equipe Red Bull lidar com a iminente crise de relacionamento entre seus pilotos pode definir o campeonato, pois uma disputa fraticidade e kamikaze entre os dois vai beneficiar as demais equipes, notadamente a Mclaren, que parece ser a mais próxima rival no momento.

sábado, 29 de maio de 2010

CAMPEONATO INGLÊS DE FORMULA 3: GABRIEL DIAS VENCE PELA PRIMEIRA VEZ


E olhe nossos "meninos" aprontando novamente. Na etapa do Campeonato Britânico de Formula 3 disputada hoje em Hockenhein, na Alemanha, na segunda prova, o brasileiro Gabriel Dias venceu a prova, seguido por Ollie Webb e pelo outro brazuca, Adriano Buzaid. O interessante é que antes do início do campeonato eu achei que o brasileiro que se sairia melhor no certame seria o jovem brasiliense Felipe Nasr, mas até agora ele não encontrou a forma demonstrada no Campeonato Europeu de F BMW no ano passado, quando foi campeão. De qualquer maneira, parabéns ao Gabriel e ao Adriano!

DENNIS HOPPER. CES'T FINI.





O MESMO DO MESMO: TORO ROSSO, WEBBER, POLE....OBVIEDADES TURCAS
















Se a prova de GP2 for um indício do que será a prova da Formula 1 amanhã, prepare um bule extra de café para não dormir de aborrecimento: foi chata demais. Mesmo com as saídas da pista, provocadas em sua maioria por barbeiragem e alto desgaste dos pneus, a corridinha do que se pretende ser uma categoria de acesso à Formula Máxima, foi chata: o veterano sem rumo Pastor Maldonado, bancado pelos dólares do governo venezuelano deu uma "luneta" em seus perseguidores e ganhou com quase vinte segundos de vantagem. Os brasileiros, Razzia burocrático demais em sexto e Valério, décimo até quase no final quando rodou e saiu da pista, não se destacaram. Jules Bianchi, a grande esperança francesa para a Formula 1 anda decepcionando muito e se enroscou logo no começo com o cabeludinho compatriota Charles Pic.
Já na Formula 1, a classificação foi previsivelmente dominada pelos carros da Red Bull, com Webber em excelente momento à frente. Vettel ficou em terceiro, errando no que seria sua volta rápida, talvez afetado pelos jovens nervos frente ao desempenho seguro e consistente de seu outrora "peso-morto" companheiro de equipe. Um inspirado Hamilton se meteu entre os dois e será divertido observar a primeira curva da corrida amanhã. Em quarto o campeão mundial Jenson Button, esperando afastar as bruxas de Mônaco, seguido pelas Mercedes, Schumacher novamente a frente de Rosberg. Robert Kubica em sétimo já não é surpresa, mas Felipe Massa largando apenas em oitavo com a Ferrari, numa pista onde já triunfou três vezes é frustrante, mesmo que esteja a frente de seu companheiro Fernando Alonso, que errou novamente. O espanhol vem exagerando em sua cota de erros, e apesar de estar próximo da ponta no campeonato (apenas três pontos o separam dos líderes Webber e Vettel), tem demonstrado certas fragilidades. Vitaly Petrov foi muito bem e larga em nono seguido pelo Koba-san da Sauber em décimo.
Dos brasileiros, Barrichello lutou bravamente contra seu motor sem potência, mas pelo menos continua a colocar tempo em seu jovem e promissor e badalado companheiro, o Hulk que ainda não ficou verde. Lucas di Grassi, a quem a bestia global chama de simplesmente "Luca", fez péssimo treino e larga atrás não apenas do Di Glock, como também do Di Senna. Tristes trópicos lá atrás no grid. Amanhã tem corrida, com bule de café a mais e eu vou torcer por chuva....

sexta-feira, 28 de maio de 2010

IMPERDÍVEL


E para homenagear devidamente ao grande campeão, Mario Cesar de Camargo Filho, publico amanhã aqui no blog uma entrevista que fiz com ele há duas semanas em Ourinhos. Finalmente parte do Brasil está cuidando da preservação de nossa memória. Antes tarde do que nunca!

CURTAS, BURKAS, TURCAS.


Treininho de sexta feira serve para ajustar os espelhinhos, os pedais, tirar fotos e arrancar algum dos terceiros-pilotos-di-araque. Assisti ao treino meio com a boca aberta de aborrecimento, e tirando um ou outro despite, sem maiores alterações. Sabemos que amanhã muda tudo, que o Di Grassi vai estar atrás do Di Glock mesmo, portanto....
Senna e Chandok, gloriosos em sua passagem pela categoria máxima se pegando pela lanterna e lá na frente, bem na frente as Red Bull de Chuck e Canguru papudo papando tudo. Pelo menos nos treinos paparam todas as poles. No meio umas briguinhas fraticidas interessantes, Alonso/Massa, Button/Hamilton, Schumy/Nicoboco, Sutil/Liuzzi. Mañana tem mais.
Do outro lado do Atlântico, nos confins de Indiana, carros sem carburadores têm o seu "Carburation Day". Oito brazucas inscritos, alguns com boas chances de vitória, eu adoraria uma zebra fenomenal, tipo, Bruno Junqueira! Ah, adoraria mesmo. Mas provavelmente, Helio Castro Neves viverá o sonho de se igualar aos gigantes Foyt e Mears com quatro vitórias cada um! Nada mal, nada mal. Imagino que esse rapaz pudesse ter tido bela carreira na Formula 1, mas quis o destino que não fosse assim. Enfim....

quinta-feira, 27 de maio de 2010

CURTAS, AINDA CURTAS, O TEMPO URGE E É ESCASSO DEMAIS!



Semaninha corrida, semaninha veloz esta, mas não é a toa: tem Grande Prêmio de Formula 1 (na Turquia), tem 500 milhas de Indianápolis (na própria, que insere-se no simpático estado de Indiana nos EUA), tem o início das formulas do Massa (Formula Linea, Formula Future e Hornet 600 — no moribundo circuito de Jacarepaguá no Rio.
Na Turquia o melhor retrospecto é de longe do Felipe Massa. Três vitórias em cinco edições da prova. Espero que ele reaja lá e comece a equilibrar um pouco as coisas com seu companheiro espanhol. Pelo menos o Domenicalli garantiu à revista "Autosport" inglesa que ele permance na casa de Maranello em 2011. Òtimo para o psicológico de um atleta de ponta saber que seu emprego não está ameaçado. Aliás, nem deveria, pois ele vem tendo um campeonato melhor que razoável. O espanhol é mais rápido? Oras, ele foi contratado justamente para isso, e não o contrário. Mas Felipe está longe de ser um peso morto na equipe, e sua personalidade agregadora, seu não-estrelismo é muito apreciado no ambiente frívolo e artificial da Formula 1 moderna, além de seu louvável costume de não atribuir culpas a outros.
Pulando o "grande lago", do outro lado, em Indiápolis, alguém que não sabe assumir seus erros e responsabiliza outros por suas fracas atuações — Danica Patrick é de quem estou falando — tomou uma vaia colossal dos torcedores no último final de semana. Justamente num país e num tipo de automobilismo que valoriza a simplicidade e a proximidade das estrelas com os torcedores, o ataque de "Diva" da ex-pilota mais rápida (hoje temos as mais belas e rápidas Simona de Silvestro e Bia Figueiredo, ops...Ana Beatriz) não foi bem recebido, talvez apressando sua ida definitiva para a Nascar.
Quanto ao "Racing Festival " do Rio de Janeiro é uma muito bem vinda novidade de um automobilismo que está quase moribundo, pois os seus dirigentes não têm visão e sufocam todas as boas iniciativas com suas mediocridades. Pilotos recém-saídos do Kart e ainda sem "bala na agulha" para o salto para a Fomula 3 — seja técnica ou financeiramente, ou ambos — têm uma opção interessante nos carros de cerca de 160 cavalos. Quanto aos Lineas eu gosto muito mais do que a Stock, apesar de monomarca, tem uma forte identificação com os torcedores nos autódromos. Pilotos de naipe, como os três últimos campeões da Stock (Cacá Bueno, Ricardo Maurício e Giulianno Losacco) estarão presentes, mostrando que o nível técnico será altíssimo. Esperemos para ver.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

CURTAS DE SEGUNDA ANTES DAS DOMINGUEIRAS DE COSTUME





































Tempos sem entrar no blog por excesso de coisas para fazer e falta de organização para ordená-las. Não sou o maior fã da Stock Cars do mundo, apesar de achar que alguns exageram ao malha-la impiedosamente. Mas a corrida que assisti ontem (no início pela gloriosa RGT — que nos abandonou a partir da sexta volta e graças a uma oportuna "fuçadinha" no controle, daí para a frente pelo SportTV) foi muito boa. Não pela técnica dos pilotos que foi tosca — parece que esse pessoal que já tem toneladas de experiência se torna primitivo novamente — mas sim pela paixão com que as posições eram disputadas, uma a uma. O que faltou em refinamento de pilotagem, estratégia, sobrou em "bravado", valentia, e eu e o público gostamos disso. Um crime o que estão fazendo com o outrora glorioso circuito do Rio de Janeiro, palco de tantas memoráveis batalhas no passado, que desconfigurado, amputado, aleijado em sua dignidade, ainda assim proporcionou o cenário para uma última e derradeira batalha de verdade.
Passemos a uma prova que eu gosto muito, que também anda meio desfigurada, a Indy 500. Após a gloriosa e previsível pole position para o "intocável" Hélio Castro Neves, que fincou firmemente a estaca de sua bandeira pessoal no templo, as maiores emoções ficaram para o "Bump Day", e quem diria, Tony Kanaan sofreu até derradeiro instante para confirmar sua participação, largando na última fila, ele que já foi pole position em 2005. Com a inédita participação de 4 mulheres (que poderiam ser cinco, mas a bela e lenta Milka Dunno não conseguiu classificação) , a mais rápida é a nossa querida Ana Beatriz — como é conhecida por aquelas plagas a nossa outrora Bia Figueiredo. Adorei que o falastrão e xarope profissional Paul Tracy, aquele mesmo xenófabo (reclama contra a presença de estrangeiros nas pistas norte-americanas, como se eles não tivessem mérito para la estarem) tenha ficado de fora. Uma porrada a menos nos muros na corrida, porque ele é especialista em aprontar. Os outros pilotos brasileiros estão bem: Rafa Mattos sai em décimo segundo, Mário Moraes logo atrás em décimo terceiro, Bia em vigésimo primeiro. O mineiro Bruno Junqueira fazendo uma prova como recompensa por ter classificado o carro do canadense Alex Tagliani no ano passado, pela equipe deste, sai em vigésimo quinto, Mário Romancini em vigésimo sétimo, Vitor Meira em trigésimo e Kanaan em trigésimo segundo. Ao todo, oito representantes do Brasil na prova mais famosa do automobilismo mundial. E isto porque temos uma porcaria de gestão na CBA e nenhum ou pouco incentivo para os jovens pilotos. Viva o Brasil.