domingo, 5 de julho de 2020

GP DA ÁUSTRIA 2020 - A CORRIDA

Finalmente: após longos meses de espera e suspense a primeira largada da temporada 2020!

O pódio em tempos de pandemia!


Domingo a noite, horas após o término de uma corrida esquisita, com alto número de desistências, vale a pena   algumas poucas reflexões, subjetivas, claro, sobre o que vi. Em primeiro lugar a supremacia da Mercedes parece ter aumentado, causando até um certo constrangimento aparente por parte dos germânicos. Dominaram os treinos e, se não fosse a punição ao Hamilton teriam largado ambos na primeira fila. Tendo dito isso, Bottas fez uma corrida boa, dosando o ritmo como era necessário e conduziu seu carro à  meta sem sobressaltos.
Hamilton precisou trabalhar um pouco mais e, se na pista chegou em segundo, devido a outra punição ( em minha humilde opinião muito branda) caiu para quarto nos resultados finais. Alto número de carros foram ficando pelo caminho, começando por um dos favoritos à vitória, Max Verstappen cujo bólido apagou todos os sistemas. É a tal da eletrônica. Seu companheiro Albon vinha numa ótima corrida, sempre entre os primeiros, até que ao ultrapassar Hamilton por fora foi tocado e rodou, abandonando a prova subsequentemente. Com isso, um oportunista Charles Leclerc colocou uma Ferrari meia boca no segundo lugar. O terceiro foi certamente o piloto mais festejado do dia, Norris, que levou a Mclaren ao terceiro e merecido posto. Muito se escreveu e se tem escrito sobre esse piloto que parece destinado a continuar a saga dos britânicos campeões do mundo. Seu companheiro Sainz, aparentemente preterido pela equipe por estar de saída para a Ferrari (para a temporada 2021) foi um valente quinto lugar. Sergio Perez com a Racing Point rosa sempre dominou seu companheiro Stroll e acabou classificando-se num sexto lugar que poderia ter sido um terceiro ou quiçá segundo. A Racing Point aparentemente uma cópia descarada da Mercedes da temporada passada é uma força nesse mundial.Um discreto mas competente Pierre Gasly levou a Alpha Tauri a um sétimo lugar,seguido por Esteban Ocon que retornou de seu ano sabático a bordo da segunda Renault. Os respectivos companheiros, Ricciardo, Renault e Kivyat, Alpa Tauri, ficaram pelo caminho. Dois pontinhos Giovanizzi salvou para a Alfa Romeo, enquanto Kimi Raikkonen que nunca apareceu entre os primeiros perdeu uma roda num acidente bizarro para a Formula 1 atual e  o último pontinho foi conquistado por um opaco Sebastian Vettel, em seu último ano pela Ferrari. 
A prova não teve público devido as restrições da pandemia do COVID 19, e as equipes levaram um numero muito menor de integrantes para a corrida.
Polêmicas à parte, antes da prova uma cerimônia protagonizada por Hamilton em protesto anti racista marcou um momento até certo ponto constrangedor, onde ficou evidente que  a agenda do politicamente correto não combina com a Formula 1. Forçou demais. Outra boa nota do final de semana foi a vitória do piloto brasileiro Felipe Drugovich na segunda prova da Formula 2, começando sua trajetória  na categoria com o pé direito! Os dois outros brasileiros, Guilherme Samaia  e Pedro Piquet foram mais discretos. Semana que vem vem mais, no mesmo bat local e bat horário. Vamos ver se os erros serão corrigidos a tempo!

Um comentário:

Antonio Manoel disse...

Ate que enfim,, ponha esse trem para funcionar,

abraco, Manoel