sábado, 26 de setembro de 2009

CINGAPURA: GRID FINAL - BARRICHELLO AINDA EM VANTAGEM


Curtas considerações sobre as sessões classificatórias de hoje para a corrida de amanhã: com todos os problemas enfrentados ( troca de câmbio o que automaticamente fez com que perdesse cinco posições no grid e a má performance geral da equipe, além de bater na última volta lançada do treino) Rubens Barrichello pode se dar por satisfeito. Vai largar com um peso razoável, à frente de seu maior rival no campeonato, o companheiro Button, e sendo uma corrida de alta incidência de atritos e acidentes, sua experiência em trazer o carro até o final pode render bons pontos amanhã. Em comunicado à imprensa a equipe Brawn lamentou o "treino desastroso".
O campeão mundial Lewis Hamilton conseguiu uma ótima pole position, num circuito que exige bastante do piloto. A Mclaren andou bem o fim de semana todo, com o meia-boca segundo piloto Kovalento conseguindo passar ao Q3. Seb Vettel foi o segundo colocado e lamentou a interrupção do treino com o acidente de Barrichello, tinha esperanças reais de conseguir a pole. As Red Bull parecem estar mais competitivas que a Brawn nessa pista, o que acirra ainda mais o clima de disputa no apagar das luzes do campeonato.
O zé arruela cabeludo, Grosjean errou novamente, e parece que ego e papo furado, além de um bolso cheio de francos suiços (ou euros) não bastam para fazer dele um piloto de Formula 1 de respeito. Giancarlo Fisichella também não fez muito mais que Luca Badoer teria feito, colocando em perspectiva a dificuldade de extrair o máximo de um carro de Formula 1 atual. Pequenos detalhes fazem de um carro que anda na frente andar lá atrás (vide exemplo das Force India em Spa e em Monza, e também das BMW) e vice versa. De qualquer forma a Ferrari não esteve bem (justo num circuito onde conquistou a pole no ano passado com Massa) e Raikkonen, apesar de aparentemente se esforçar bastante, foi outro que não conseguiu passar ao Q3. Rosberg larga em terceiro com a Williams - outro que reclamou do acidente, pois sentia ter condições de brigar pela pole - e Mark Webber, apagado, em quarto. Alonso, que aliás deu uma entrevista à revista "Autosport" esta semana, que me pareceu o ápice do cinismo (volto ao assunto oportunamente) foi o sexto, Glock o sétimo e as BMW (que ainda não tem participação garantida no ano que vem) em oitavo e nono. Com a punição, Rubinho larga em décimo, ainda assim, à frente de seu maior rival, Button.
Grid de largada:

1

Lewis Hamilton

ING

McLaren Mercedes

1:47.891

14

voltas

2

Sebastian Vettel

ALE

Red Bull Renault

1:48.204

+0.313

17

3

Nico Rosberg

ALE

Williams Toyota

1:48.348

+0.457

15

4

Mark Webber

AUS

Red Bull Renault

1:48.722

+0.831

19

5

Fernando Alonso

ESP

Renault

1:49.054

+1.163

17

6

Timo Glock

ALE

Toyota

1:49.180

+1.289

18

7

Nick Heidfeld

ALE

BMW Sauber

1:49.307

+1.416

19

8

Robert Kubica

POL

BMW Sauber

1:49.514

+1.623

18

9

Heikki Kovalainen

FIN

McLaren Mercedes

1:49.778

+1.887

18

10

Rubens Barrichello

P

BRA

Brawn Mercedes

1:48.828

+0.937

20

11

Kazuki Nakajima

JAP

Williams Toyota

1:47.013

14

12

Jenson Button

ING

Brawn Mercedes

1:47.141

16

13

Kimi Raikkonen

FIN

Ferrari

1:47.177

14

14

Sébastien Buemi

SUI

Toro Rosso Ferrari

1:47.369

16

15

Jarno Trulli

ITA

Toyota

1:47.413

13

16

Adrian Sutil

ALE

Force India Mercedes

1:48.231

10

17

Jaime Alguersuari

ESP

Toro Rosso Ferrari

1:48.340

9

18

Giancarlo Fisichella

ITA

Ferrari

1:48.350

11

19

Romain Grosjean

FRA

Renault

1:48.544

10

20

Vitantonio Liuzzi

ITA

Force India Mercedes

1:48.792

8





Nenhum comentário: