quarta-feira, 23 de setembro de 2009

CINGA (NADA)PURA




Ah, e agora nós vamos precisar de um glossário para entender toda essa bagaça do Renaultgate. Temos o "garganta-profunda" = alusão ao informante do caso Watergate que derrubou o presidente americano Richard Nixon (googla aí moçada mais nova). Que por sua vez vem a ser uma referência à adorável personagem da atriz Linda Lovelace no filme "Garganta Profunda" = Deep Throat, nos anais do pornô (sem trocadilho, ou talvez com, jamais assisti ao dito cujo).
Temos o "Senhor X", que me remete ao famoso seriado de televisão dos anos noventa, estrelado pelo David Duchovny, que atualmente é o escritor Hank Moody do seriado Californication - e passa bem, muito bem obrigado, cercado por beldades diversas.
Temos as mais variadas reações das pessoas em relação á pena supostamente branda demais aplicada à Equipe Renault. Concordo em parte. Se a pena fosse mais pesada, e a Renault excluída, o castigo teria sido justo, mas a Formula 1 (leia-se as raposas felpudas Bernie e Max, uma dupla diabólica de colocar no chinelo qualquer extra-terreste do arquivo X) não pode se dar a esse luxo, pelo menos agora, no pós-crise internacional.
O que nos remete à cidade anfitrião da próxima etapa do mundial e também involuntário palco do maior escândalo da história do esporte. Singapore (em inglês e em todos os outros idiomar é com S) é uma cidade-estado com uma história rica de intrigas, saques, conquistas, piratas, dominação, invasões e uma fascinante vocação para ganhar dinheiro. Basta dizer que o turismo internacional lá é tratado com seriedade e o país recebeu cerca de 7,8 milhões de turistas no ano de 2008 = mais que o Brasil todo, isso espremido numa área semelhante à da cidade do Rio de Janeiro. São 4,8 milhões de habitantes, cerca de 4 idiomas oficiais, 7 canais de televisão (todas pertencentes ao governo = sonho do PT), 14 estações de rádio (idem) e um dos mais altos PIBs do mundo.

2 comentários:

Daniel Médici disse...

7 canais de TV do governo não me parecem tanto o sonho do PT. Parecem, sim, a realidade do Berlusconi...

Quanto ao Garganta Profunda, também nunca o vi, exceto pelo documentário recente (com trocadilho) Inside Deep Throat. Ótima produção, que versa sobre a hipocrisia sexual estadunidense. Narração de Danny Glover. Para estômagos fortes.

Cézar, com algum atraso, finalmente conheço seu ótimo blog. Estarei acompanhando de perto.

Abs

Cezar Fittipaldi disse...

Poxa Daniel, Fico honrado com tua visita, já que sou visitante costumeiro de seu excelente blog.
abraço.