domingo, 19 de abril de 2009

GP da CHINA : ANÀLISE DE LONGE (PROTEGIDO POR UM BOM GUARDA-CHUVAS)


Bom, eu acho que não tenho muito de original a acrescentar ao que se viu esta madrugada (do Brasil) na corrida sob o dilúvio chinês: uma atuação soberba do Vettel, as Brawn são excelentes carros de corrida e o chororô dos adversários não tem razão de ser, certos pilotos têm estrela e não adianta reclamar.
Do Vettel, além de tudo o que foi e será escrito à respeito do rapaz, eu agradeço o fato de ele não ser argentino, pois acho que estará por aí pelos próximos anos...na frente, na chuva, no seco, se impondo com aquele colossal talento que tem. As condições mascararam o que poderia ser uma boa corrida de Alonso, ainda o melhor piloto em atividade e que vem operando milagres com o limitado carro da Renault. A Mclaren pelo menos conseguiu pontuar com seus dois pilotos, mas Hamilton me pareceu bem menos especial sob a chuva do que a imprensa inglesa nos quer fazer crer que ele seja. Kovalainnen, que para mim é apenas mediano, pelo menos completou uma prova no ano. Não gosto do piloto Mark Webber, e gosto menos ainda do homem Mark Webber, mas sim, ele fez uma boa corrida - o que não é fácil é admitir que será o segundo piloto, pois seu ego é gigantesco, e contra Vettel, ele realmente não pode fazer nada. Mesma sorte tem o nosso Nelsinho Piquet, que a cada treino, a cada corrida, vai reforçando a hipótese de ter sido um factóide criado a base de muita grana e estruturas totalmente voltadas á ele. Volto a dizer que a paciência de Briatore, da equipe e de seu próprio pai tem limite, e este não deve estar muito longe.
Button pareceu estar com a cabeça focada no campeonato e fez excelente prova nas circunstâncias. Rubinho, apesar do erro cometido, tinha o carro acertado para o seco (assim como Button) e conseguiu salvar um bom quarto lugar - critiquem à vontade, mas ele já soma mais pontos em três provas que nas duas últimas temporadas inteiras. Felipe Massa vinha fazendo boa corrida e foi traído pela Macchina Rossa, acho que foi melhor que  o constrangimento que seu companheiro Kimi passou ao ser ultrapassado um sem-número de vezes por pilotos que têm uma fração de seu talento. Gostei da corrida do Buemi, e venho questionando meus conceitos sobre Bourdais, decepcionante para dizer o mínimo. Pecado a batida do Sutil, que vem tentando fazer um bom campeonato com o que tem em mãos (não é muito). Rosberguinho - cavalo paraguaio de novo, melhor no entanto que o fraco Nakajima, seu companheiro de Willians. Fisichella, alguém viu? está reforçando a tese de aposentaria já. As BMWs perderam o fio da meada e Heidfeld pelo menos está salvando a cara, parece que Kubica está muito aborrecido com a equipe e a ponto de jogar a toalha. As Toyota nada fizeram, apesar da boa corrida de Glock que aos poucos vem se impondo a um Jarno Trullli meio desmotivado.
Resumo da ópera: uma prova nada conclusiva, a não ser pelo reforço da percepção do enorme talento de Vettel, que se tivesse tido mais cabeça na primeira prova da Temporada poderia estar entre os pilotos da Brawn GP na classificação do campeonato.
Dos brasileiros, Rubens está fazendo um campeonato bom, senão excelente, Massa não tem do se que envergonhar, os problemas são da equipe e do carro, e Nelsinho tem que procurar um psicólogo o mais rápido possível e buscar uma atitude mais combativa, pois está a caminho de uma vexaminosa e irreversível demissão.
Semana que vem tem mais.

Resultado do GP da China 2009:
1. S. Vettel (ALE) Red Bull - 56 voltas  2. M. Webber (AUS) Red Bull - a 10s9 3. J. Button (GBR) Brawn GP - a 44s9 4. R. Barrichello (BRA) Brawn GP - a 1min03s7 5. H. Kovalainen (FIN) McLaren - a 1min05s1 6. L. Hamilton (GBR) McLaren - a 1min11s8 7. T. Glock (ALE) Toyota - a 1min14s4 8. S. Buemi (SUI) Toro Rosso - a 1min16s4 9. F. Alonso (ESP) Renault - a 1min24s3 10. K. Raikkonen (FIN) Ferrari - a 1min31s7 11. S. Bourdais (FRA) Toro Rosso - a 1min34s1 12. N. Heidfeld (ALE) BMW - a 1min35s8 13. R. Kubica (POL) BMW - a 1 volta 14. G. Fisichella (ITA) Force India - a 1 volta 15. N. Rosberg (ALE) Williams - a 1 volta 16. N. Piquet (BRA) Renault - a 2 voltas 17. A. Sutil (ALE) Force India - a 6 voltas (acidente) 18. K. Nakajima (JAP) Williams - a 13 voltas (abandono) 19. F. Massa (BRA) Ferrari - a 36 voltas (problema mecânico) 20. J. Trulli (ITA) Toyota - a 36 voltas (acidente)

Ah, a propósito: continuo péssimo em previsões, especialmente quando uso o coração.....rs

Nenhum comentário: