quinta-feira, 19 de março de 2009

Umas e outras

Nada de especial para escrever hoje . Apenas reflexões e constatações. Falemos portanto, de algo que eu quase não gosto de falar: Formula 1 (rs). Ao longo das últimas semanas, ou por que não dizer dos últimos meses, um dos esportes preferidos dos comentaristas de alguns blogs de automobilismo, e de fans em geral era malhar o Rubinho Barrichello. Agravando os comentários em relação à conduta do piloto em tentar segurar sua vaga na categoria máxima do automobilismo mundial (conseguida e principalmente mantida com muito mérito ao longo das últimas 16 temporadas, feito absolutamente inédito), surgiu na história a figura do Bruno Senna, sobrinho do falecido e grande Ayrton, que também, legitimamente tenta ingressar no "panteão dos deuses", nossa outrora categoria máxima. (Ixe...vai ter gente chiando, outrora? sim...mas esse é papo para outro post...) Ora, juntemos um piloto desgastado com a mídia tupiniquim (destesto esses chavões bestas, mas não resisto em usá-los), e outro em lua-de-mel com a própria, e fica fácil saber de que lado pendiam a maioria das preferências.
Eu, modestamente no meu cantinho aqui, sempre achei duas coisas: Barrichello é sempre sub avaliado pelos não especialistas, que julgam ser fácil ter sido duas vezes vice campeão mundial, ter recorde de participações, ter cravado 13 pole positions, ganho 9 Grandes Premios e por aí afora. O cara está em plena forma, querendo provar algo provavelmente a si mesmo e legitimamente, não quer encerrar sua carreira de forma melancólica. Ficava portanto, torcendo para que ele achasse um lugarzinho na Formula 1, mesmo que em alguma outra equipe. Quanto ao Bruno Senna, torço por ele, pois me parece um rapaz lúcido, de grande potencial e com inegável valor midiático, especialmente para a Rede Globo e seu insuportável estilo de promover as coisas que lhe interessam em detrimento de outras "que não existem". (A propósito, quero ver como ficará o departamento jornalístico da emissora, caso eles realmente não consigam cobrir as próximas olímpiadas de verão em Londres. Serão ignorados, como sempre o foram eventos esportivos de inegável importância, mas que não constavam do cardápio da estação carioca? Fica a expectativa...)
Portanto, até aqui temos dois pilotos brasileiros, em momentos opostos em suas respectivas carreiras, potencialmente disputando uma única a última vaguinha para um cockpit de um carro e uma equipe no mínimo duvidosos. Ok, a equipe, por não ter patrocinadores fortes, por não ter muito tempo para testes, por ter mais incertezas que respostas, optou pelo veterano, a essa altura provavelmente barato piloto Rubens. Os arautos do apocalipse rugiram, bradaram, excomungaram (expressão legal e simpática essa....voltaremos a falar disso oportunamente). Escolhido Rubens, discreto como não lhe é peculiar, malhado pelas viúvas de Senna (o tio, falecido em acidente em Imola, 1994), restava-nos lamentar o ocaso de sua quase-brilhante carreira, pois provavelmente a equipe se arrastaria nos ultimos lugares das corridas, pelo menos as quatro ou cinco primeiras, antes de sumir do mapa como tantas outras. Script feito, script cumprido, certo?
Erradíssimo: o carro parece ser uma grata surpresa, deixando todos os adversários diretos para trás nos primeiros testes efetuados, mesmo com novo conjunto mecânico (utiliza agora os motores Mercedes), equipe técnica muito reduzida, a falta de patrocinadores e o pouco tempo efetivo de pista. Pois bem, o velho soldado e seu companheiro (Jenson Button, também veterano de quase dez temporadas), ponteraram com autoridade as tabelas de tempo, deixando alguns adversários ("os bons perdedores") a insinuar irregularidades, e outros, mais nobres e que não precisam de artifícios desnecessários tais como acusar equipes rivais para justificar sua falta de velocidade, como Felipe Massa e Fernando Alonso, a elogiar admirados.
Resta-nos continuar a seguir os acontecimentos de forma atenta, e eu, do meu insignificante cantinho aqui torço para que Rubens prove ao mundo uma coisa que ele, seus amigos e eu sabemos: trata-se de um grande piloto que merece uma chance de inscrever seu nome na galeria de campeões mundiais de Formula !. Que venha a abertura do campeonato na Austrália!

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