sábado, 15 de agosto de 2009

SABADÃO DE MANHÃ : NOTÍCIAS CURTAS, CONSIDERAÇÕES IDEM.















































Quer dizer que o Bob Dylan, do alto dos seus 68 anos de vida agitada (e põe agito nisso) foi confundido com um mendigo e preso nos Estados Unidos? Eu vi no Terra. Hummm. Ontem vi uma matéria sobre o Raulzito Seixas, vinte anos da morte. Estaria hoje com 64 anos, novo ainda, e certamente aprontando muito. Nesses tempos de politicamente correto, estou louco para ver o filme "Bruno" do ótimo Sacha Cohen, o mesmo de "Borat". Porque ver o Cesar Cielo ao lado do Lula, só me faz ficar chateado. Eu não posaria ao lado do Lula por nada desse mundo. Mas enfim, tem gosto para tudo.
Parece que estamos vivendo um intervalo da história, onde coisas realmente importantes não acontecem, pelo menos não temos a consciência da importância das coisas que ocorrem. Exceto é claro, pela tal de gripe suína. Estou ficando meio apavorado, neurótico mesmo, ao ver a progressão do número de mortos no Brasil. No começo, era só la fora. Aqui uma ou duas mortes. Passam-se as semanas, 15/16 mortos, administrável, pensei. Em poucos dias já superamos 300 mortes e há indícios que muitas mais ocorreram e ficaram sem notificação. Uma verdadeira mazela. O Senado, aquela casa de horrores, reflexo da nossa sociedade, me deixa enojado, mas me recuso a acreditar que o país possa ser tão vil. Não somos. A elite do lixo social está lá, isso sim. Gente pequena, covarde, mesquinha, negociantes de pequenas vantagens, sem noção de civismo e sem visão holística e histórica. Gente que melhor estaria entre as grades e que se locupleta em grupos, em bandos de aves de rapina a esfolar nosso sofrido país. E a briga entre a Rede Globo e a Rede Record? Suspeito de todas as teclas em que a Globo bate com insistência. Se for contra seus interesses comerciais, sai de baixo. Eles tampouco têm algum senso de ética, seu jornalismo não é e jamais foi isento, e nem vou falar da época da Ditadura, falo de agora mesmo, das amarrações de conveniência que a empresa faz para defender seus múltiplos interesses comerciais. Estou defendendo a Rede Record? Em termos. Estou defendendo a Igreja Universal? Jamais, acho o tal de "Bispo" Macedo um dos maiores picaretas que já surgiram "made in Brazil", um produto de exportação de nossas plagas. Explora as misérias dos miseráveis, saqueia, ilude, engana e jacta-se disso. Quer dizer que eu defendo a Igreja Católica? Não. Mas o ponto não é esse. O ponto central da coisa é que uma Igreja Evangélica Pentecostal, está adquiriando muito poder de mídia, ao comprar emissoras e ao ameaçar o quase monopólio (nefasto) da Globo, e isso será uma briga de cachorros grandes. Por isso, viva a internet, vivam os pequenos blogs, que podem sim, ser independentes, e expressar livremente suas opiniões. Costumo dizer aos meus alunos : exerça seu sagrado direito de ter um "espírito crítico" e questione, duvide de tudo. Só assim vamos encontrar algo como uma linha média de fatos e versões, do contrário estaremos apenas dançando de acordo com a péssima música dos grandes.

2 comentários:

Ron Groo disse...

Fico triste pelo Dylan, isto mostra que o tempo dele tá passando, as novas gerações já não o reconhecem.

Quanto a Globo e a Record.

Contra Edir Macedo eu ficaria do lado de qualquer um.

Rui Amaral Lemos Junior disse...

Bom Cezar , belo desabafo . Vc sabia que o Raul foi preso tambem ao dar um show na cidade de Caieras . Estava caindo e alguns duvidavam que fosse ele mesmo !!!!!