domingo, 7 de novembro de 2010

GP DO BRASIL 2010

É sempre bom lembrarmos as glórias do passado: Hoje o melhor piloto brasileiro em Interlagos foi o velho Emerson, aqui ao lado do velho rival e três vezes campeão, Jackie Stewart! (foto Mark Sutton)
Muito já se escreveu sobre a corrida de hoje em Interlagos. Vou dar meus pitacos como sempre, sem nenhuma pretensão de ser o dono da verdade:
- Vettel = Fez o que tinha que fazer, o que se esperava dele. Já cometeu erros demais e a pouca idade já não serve de desculpa. Com um carro superior, foi decidido para cima do pole man Hulkenberg e tomou a ponta já no "S" do Senna para não mais perde-la. Poderia ter conquistado o campeonato há duas ou três corridas atrás, se não fosse os erros e um certo "Senor" Fernando.
- Webber = O australiano sempre foi veloz, em suas passagens pelas equipes Jaguar e Williams, tendo sido apelidado de "leão de treino". Nesta temporada está mais maduro, mais objetivo, mais consistente e errando muito pouco. Fez boa corrida, com a cabeça, chegando a Abu Dabhi com ótimas chances de se tornar o terceiro australiano a levantar a taça (após o grande Jack Brabham, campeão três vezes o e mediano Alan Jones, uma vez).
- Alonso = a exemplo de Vettel fez o que se esperava e o máximo que podia, dada as limitações de sua máquina. Seu companheiro de equipe, Massa, com teóricamente o mesmo equipamento, passou a tarde toda lutando contra os Buemis da vida. Simples assim, o espanhol está numa liga superior.
- Hamilton= outro que fez grande prova, lutando sempre contra as limitações de seu equipamento e pneus na pista paulista. Conseguir estar entre os postulantes ao título no final de temporada tão irregular para a esquadra Mclariana é prova da qualidade do piloto britânico.
- Button= superado nos treinos, fez corrida inteligente, com uma tática brilhante de parar cedo para trocar pneus e assim ganhar posições na corrida. Foi superado na pista por quem tinha que ser, mas mostrou-se um digno campeão na defesa de seu título.
- Rosberg= amplamente superado pelo seu veterano companheiro nos treinos, também adotou tática inteligente de parar cedo para troca de pneus e se deu bem.
- Schumacher = fez uma de suas melhores provas, mas o carro da Mercedes realmente não está na mesma categoria dos carros das três primeiras equipes. Boas disputas no bloco intermediário certamente divertiram o multi-campeão.
- Hulkenberg = após impressionar a todos com a fantástica pole position no sábado, sabia que sua corrida iria ser difícil. No entanto, fez boa apresentação e merece continuar na Formula 1 no ano que vem.
Foto de Mark Sutton: Seb mostra sua colocação!
Dos outros, pouco a destacar. Kubica teve atuação apagada, assim como Kobayashi. Os brasileiros tiveram uma corrida para apagar de seus respectivos currículos. Barrichello teve problemas com pneus, com retardatários, foi mais lento que seu jovem companheiro de equipe, algo me diz que o ambiente em Interlagos não lhe foi favorável este ano. Aliás, sua má sorte no Grande Prêmio do Brasil é lendária. Massa perdeu-se totalmente numa daquelas corridas dignas de amador com que de vez em quando ele nos brinda. De Bruno Senna e Lucas di Grassi as estatísticas mostrarão no futuro que estiveram na pista e nada além disso. Deve mesmo ser frustrante correr lá no fundo do pelotão com máquinas pouco competitivas e ainda por cima, atrás de seus respectivos companheiros. No caso de Senna, Klien teve problemas, largou dos boxes e nunca foi páreo. Di Grassi por sua vez, parou, chegou a saltar de seu bólido, para depois voltar e adquirir quilometragem. Pelo menos sua melhor volta foi quase um segundo mais rápida que a de Glock, o que deve servir de algum consolo para o pessoal das mil e uma utilidades!

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