segunda-feira, 3 de junho de 2013

QUESTÃO DE PONTO DE VISTA



Estes dias o Helio Castro Neves, que para mim continua a ser tão Hélio quanto Castro Neves (abaixo a frescura de chama-lo de Helinho — não sou íntimo do gajo — e tampouco Castronevestudojunto — suprema babaquice) andou dando entrevistas e a dizer certas sandices. Disse que a maioria dos pilotos atuais da Formula 1 seriam "mimados" e que respeita apenas cinco. Tudo bem. Há que se considerar que o Helio Castro Neves não é nenhum bobo e tem um currículo respeitável — dentro das pistas, a bem da verdade! Porque fora delas, andou envolvido em algumas confusões (como a querela com seu antigo "manager" Emerson Fittipaldi), a da prisão por suspeita de fraude com o fisco americano ( felizmente esclarecida), a tal dança dos famosos (fubá de quem precisa de mídia a qualquer custo).
Repito: respeito o Helio como piloto. Mas que chamar os seus pares que correm na Formula 1 de mimados me parece mais uma pontinha de despeito do que qualquer outra coisa. E olha que eu sou um daqueles caras chatos que nunca endeusam os pilotos da Formula 1, tratando-os como atletas "top", sem mais e nem menos, com suas qualidades e defeitos.
Agora, uma coisa é importante frisar: eu acompanho a Formula 1 ávidamente desde o final da década de sessenta, portanto já vi algumas gerações de pilotos desfilarem seus respectivos talentos nas pistas de todo o mundo, muitos deles "in loco". E volto a repetir: temos na atualidade uma das melhores safras de sempre! Quem ousaria dizer que Fernando Alonso, Sebastian Vettel, Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton — os quatro mais talentosos — não estariam em evidência na categoria em qualquer época? Sei que isso dá "pano para manga", mas eu tenho a firme convicção que a memória nos prega peças e nos faz subir retroativamente a cotação de uma série de pilotos que foram bons, sim, mas cometiam muitos erros, quebravam muitos motores, batiam muito e não tinham sensibilidade mecânica e muito menos o preparo físico exigido hoje em dia, além, é claro, do extremo preparo mental que vemos hoje.
Não vou entrar naquela interminável polêmica de citar nomes, os que já citei acima como excepcionais me bastam e temos outros bons condutores no lote, como Jenson Button, Nico Rosberg, Nico Hulkenberg, Mark Webber, Felipe Massa.
Mimados eles certamente não são. São bem tratados, bem pagos e muito, muito pressionados. Na Formula Indy, ao contrário, temos um bom lote de pilotos no momento, mas há também alguns elementos que sequer poderiam dirigir o caminhão ou o motorhome de uma equipe de Formula 1! E venhamos e convenhamos, pilotar para uma equipe Penske é mais "maneiro" que para uma Panther, ou Sam Smith ou Dale Coyne, ou....Kv da vida. E olha que estes não estão fazendo tão feio assim! Quem é mimado, portanto?

Nenhum comentário: