quarta-feira, 10 de agosto de 2011

OS CÃES LADRAM E A CARAVANA PASSA. COMENTÁRIOS SOBRE VALORES, ÍDOLOS E FALTA DE CONHECIMENTO

Felipe Massa no Jô: um homem e um esportista bem sucedido, não importa o que dizem os corneteiros!
Tive a oportunidade de assistir ontem ao programa "Linha de Chegada" no SportTv, apresentando pelo Reginaldo Leme (que diferença o Reginaldo longe do boquirroto Galvão Bueno — sóbrio, contido, conhecedor profundo das nuances do automobilismo, e acima de tudo um apaixonado) com a entrevista aos Piquets. Nelson Piquet, seus filhos Geraldo, Nelsinho e Pedro, sentados na garagem que abriga a maravilhosa coleção de carros antigos do papa. O papo foi descontraído, tranquilo e em alguns momentos esclarecedor. Falou-se sobre o escândalo de Cingapura, sobre os novos rumos da carreira de Nelsinho, as proezas de Geraldo na Formula Truck, e o potencial do kartista Pedro. Falou-se sobretudo, em coisas relacionadas à brilhante carreira de Nelson, suas peripécias fora da pista. O que transparece é que ele é um ser humano normal, com mágoas,temores, sensação de disciplina e humildade para recomeçar (hilário ele descrevendo como se apresentava aos clientes de sua recém criada Autotrack: — eu era um motorista bem rápido, agora virei vendedor.....rs). Ganhou três títulos mundiais merecidíssimos e poderia ter ganho alguns outros (ao sair da equipe Williams após o título de 1987 levou consigo o motor Honda para a mediana Lotus que nunca lhe entregou um carro vencedor, caso a Williams tivesse uma estratégia comercial mais lúcida, teria permanecido com o campeão e o melhor motor e quem sabe quantos títulos mais poderiam ter sido ganhos).
Vi também uma entrevista com o Felipe Massa no programa do Jô ontem a noite. Transparece um rapaz simpático, capaz, bastante lúcido quanto aos meandros do mundo da Formula 1 e ciente de sua posição. Torço para que ele recupere sua boa forma logo, e apesar de achar que sim, Fernando Alonso é mais talentoso, tenho saudades do Massa de 2008, que colocou o Kimi Raikkonen em perspectiva).
Dali para os blogs de automobilismo e os comentários imbecis de tantos "torcedores" que sem o menor respeito ironizam e atacam tanto o Felipe Massa quanto o Rubens Barrichello, como se ambos fossem medíocres jogadores de times de quinta divisão. Existe uma diferença enorme entre ser um atleta de altíssimo nível e um amador. Os critérios de críticos tem que levar em consideração vários parâmetros e em automobilismo, a máquina é uma importante parte da equação. Nem uma empresa com 900 funcionários teria em seus quadros, na linha de frente, um funcionário que não fosse competente. Pois a Ferrari tem 900 pessoas trabalhando diretamente na Formula 1 e isso para dois pilotos: Fernando Alonso e Felipe Massa. A Williams com menos recursos tem dois pilotos: o contratado e assalariado Rubens Barrichello e o pagante Pastor Maldonado. Basta analisar para ver que ambos os volantes brasileiros estão onde estão por mérito e competência. É triste ver os comentários derrogatórios, tanto é que nem mesmo os leio mais.
De qualquer maneira, parabéns ao Reginaldo Leme, ao Piquet e ao Felipe Massa, por o que conseguiram nas carreiras e a tranquilidade frente a tantos "otários" que projetam suas frustrações ao criticar ásperamente o que eles nem mesmo tem noção do que seja.
Piquet: o sucesso incomoda muita gente!

Nenhum comentário: